Envelhecimento populacional e doenças crônicas: Reflexões sobre os desafios para o Sistema de Saúde Pública

Autores

  • Mayckel da Silva Barreto Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN), Maringá (Pr). Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Lígia Carreira Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p325-339

Palavras-chave:

Assistência a idosos, Doença Crônica, Sistemas de Saúde, Pessoal da Saúde.

Resumo

Estudo descritivo, de análise reflexiva que objetivou analisar os atuais desafios do sistema brasileiro de saúde pública diante das doenças crônicas na população idosa. Evidencia-se que atualmente o sistema de saúde possui desafios na atuação junto a idosos com doenças crônicas, entre eles: a oferta de assistência aos idosos a partir da atuação em redes dos serviços de atenção à saúde; produção de informações nas Vigilâncias Epidemiológicas; e realização de ações de prevenção e promoção para a saúde em atividades multiprofissionais, com inclusão da família na assistência. Isso suscita o desenvolvimento de atividades resolutivas, por parte de gestores e profissionais, que atendam essas demandas.

 

Biografia do Autor

Mayckel da Silva Barreto, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN), Maringá (Pr). Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Enfermeiro, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE), Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenador do Curso de Enfermagem da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR). Professor e Coordenador Adjunto do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN), Maringá (PR), Brasil. Coordenador no Brasil da “Red Internacional de Enfermería en Cuidados Críticos”, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)/Organização Mundial de Saúde (OMS).

Lígia Carreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.

Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Barreto, M. da S., Carreira, L., & Marcon, S. S. (2015). Envelhecimento populacional e doenças crônicas: Reflexões sobre os desafios para o Sistema de Saúde Pública. Revista Kairós-Gerontologia, 18(1), 325–339. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p325-339

Edição

Seção

Artigos