Desenvolvimento Adulto, Envelhecimento e Desenvolvimento Comunitário: Recomendações da Ciência Desenvolvimental Aplicada para Avaliação dos Recursos Ecológicos

Diogo Lamela

Resumo


A avaliação e a intervenção psicossociais para o envelhecimento bem-sucedido têm sustentado a sua eficácia no desenho de programas que facilitem e potenciem a interacção optimizada entre o indivíduo e os seus contextos desenvolvimentais. Para o efeito, são necessárias ferramentas conceptuais que permitam orientar a avaliação dos recursos comunitários com vista à intervenção baseada na evidência no envelhecimento na comunidade. Este artigo tem como objectivo apresentar os pressupostos gerais da ciência desenvolvimental aplicada e como tais pressupostos podem ser utilizados na avaliação das potencialidades e recursos comunitários na promoção do desenvolvimento adulto e envelhecimento bem-sucedido.

 


Palavras-chave


Envelhecimento; Comunidade; Recursos Ecológicos; Desenvolvimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p09-27

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.