Análise de parâmetros cardiopulmonares após exercícios de facilitação neuromuscular proprioceptiva em idosas

Autores

  • Ruan Luiz Rodrigues de Jesus Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), São Luís (MA), Brasil.
  • Anne Shirley Menezes Costa Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina (PI), Brasil.
  • Fabiana Teixeira Carvalho Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina (PI), Brasil.
  • Maíra Damasceno Cunha Hospital Getúlio Vargas (HGV), Teresina (PI), Brasil.
  • Jefté Silva Borges Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), São Luís (MA), Brasil.
  • Laiana Sepúlveda de Andrade Mesquita Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina (PI), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p57-70

Palavras-chave:

Envelhecimento, Modalidades de fisioterapia, Pressão arterial.

Resumo

O objetivo é verificar se os exercícios de FNP influenciam na variação da pressão arterial sistólica e diastólica (PAS e PAD) e no pico de fluxo expiratório máximo (PFE) em idosas saudáveis. Foram coletadas informações presentes nas fichas de avaliação de prontuários referentes à antropometria, pressão arterial e pico de fluxo expiratório de 15 idosas que foram submetidas a exercícios nos padrões de membro superior e inferior nas diagonais da FNP. Como efeito imediato, houve um aumento após o exercício na PAS e na PAD e uma diminuição no PFE. Quanto ao efeito tardio do exercício no PFE, foi observado um aumento significativo. Observou-se que um programa de exercícios utilizando técnicas de FNP é benéfico para o sistema cardiovascular e respiratório, propiciando também benefícios para a saúde psicossocial; além de promover bem-estar às idosas aqui envolvidas, ela ocasiona uma socialização dessas idosas, tornando-as parte das vivências de um grupo, diminuindo seu isolamento, certamente contribuindo, dessa forma, para uma melhor qualidade de vida das mesmas.

 

Biografia do Autor

Ruan Luiz Rodrigues de Jesus, Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), São Luís (MA), Brasil.

Fisioterapeuta, Residente em Fisioterapia na Atenção em Neonatologia, no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), São Luís (MA), Brasil.

 

Anne Shirley Menezes Costa, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina (PI), Brasil.

Fisioterapeuta. Doutora em Engenharia Biomédica pela Universidade Camilo Castelo Branco. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina (PI), Brasil.

 

Fabiana Teixeira Carvalho, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina (PI), Brasil.

Fisioterapeuta. Doutora em Engenharia Biomédica pela Universidade Camilo Castelo Branco. Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina (PI), Brasil.

Maíra Damasceno Cunha, Hospital Getúlio Vargas (HGV), Teresina (PI), Brasil.

Fisioterapeuta. Mestranda em Saúde da Família pela UNINOVAFAPI. Funcionária efetiva do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Teresina (PI), Brasil.

 

Jefté Silva Borges, Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), São Luís (MA), Brasil.

Fisioterapeuta. Residente em Fisioterapia na Atenção à Saúde da Criança pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), São Luís (MA), Brasil.

 

Laiana Sepúlveda de Andrade Mesquita, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina (PI), Brasil.

Fisioterapeuta. Doutora em Engenharia Biomédica pela Universidade Camilo Castelo Branco. Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina (PI), Brasil.

 

 

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Jesus, R. L. R. de, Costa, A. S. M., Carvalho, F. T., Cunha, M. D., Borges, J. S., & Mesquita, L. S. de A. (2015). Análise de parâmetros cardiopulmonares após exercícios de facilitação neuromuscular proprioceptiva em idosas. Revista Kairós-Gerontologia, 18(3), 57–70. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p57-70

Edição

Seção

Artigos