Com quem ficará meu filho? Uma preocupação dos pais que estão envelhecendo e não têm com quem deixar seus filhos com Síndrome de Down (SD), que também estão envelhecendo

Autores

  • Etiene Rossi de Aguiar da Rosa Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF), Brasil.
  • Vicente Paulo Alves Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF), Brasil.
  • Vicente de Paula Faleiros Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p109-121

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Envelhecimento, Família.

Resumo

Este artigo aborda a grande preocupação dos pais idosos de pessoas com SD que também estão envelhecendo, e que não terão onde, ou com quem deixar, caso eles, os pais, venham a falecer antes. A família é o alicerce das pessoas com SD, e estão a seu lado diariamente. Muitas vezes, porém, não há mais ninguém além dos pais, quer sejam parentes ou instituições, que possam acolher estas pessoas, com o mesmo nível de atenção e cuidados necessários. Nesta pesquisa, foi adotada a metodologia qualitativa, do tipo transversal e descritiva, com coleta e análise dos dados, composta de entrevistas com familiares de pessoas com SD, após serem adotados parâmetros e critérios específicos de escolha, tanto dos entrevistados (familiares) como dos avaliados (pessoas com SD) na busca pela amostragem ideal dos dados fundamentadores dos resultados.

 

Biografia do Autor

Etiene Rossi de Aguiar da Rosa, Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF), Brasil.

Enfermeira, Mestra em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF), Brasil.

 

Vicente Paulo Alves, Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF), Brasil.

Teólogo, Diretor e Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF), Brasil.

 

Vicente de Paula Faleiros, Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF), Brasil.

Doutorado Université de Montréal (Canadá). Professor Emérito e Pesquisador Associado da Universidade de Brasília (UnB). Professor na Pós-Graduação em Psicologia, na Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF), Brasil.

 

Downloads

Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

Artigos