A importância dos exercícios físicos para o envelhecimento saudável. Uma revisão da literatura.

Janini Chen, Mariana Callil Voos, Wanda Pereira Patrocinio, Fernanda Freitag, Jecilene Rosana Costa Frutuoso, Chien Hsin Fen

Resumo


A finalidade deste estudo é destacar o papel dos exercícios físicos no cuidado com a saúde dos idosos. Foram realizadas buscas, no PubMed, de manuscritos publicados de 2009 a 2014. Os autores incluíram os termos “strength training”, “training”, “elderly”, “endurance”. Apenas trabalhos escritos em inglês foram selecionados. De 165 artigos detectados inicialmente, foram escolhidos 39 estudos, apresentados na presente revisão. A maioria dos estudos demonstrou que os programas de fortalecimento resultam na melhora significativa da massa e da função dos músculos esqueléticos.

Envelhecimento; Saúde do idoso; Exercício.


Palavras-chave


Envelhecimento; Saúde do idoso; Exercício.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial18p143-156

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.