A importância dos exercícios físicos para o envelhecimento saudável. Uma revisão da literatura.

Autores

  • Janini Chen Faculdade de Medicina da USP. Grupo de Reabilitação em Distúrbios do Movimento (REMOVE).
  • Mariana Callil Voos Universidade de São Paulo - FMUSP. Universidade Ibirapuera (UNIB) Grupo de Reabilitação em Distúrbios do Movimento (REMOVE).
  • Wanda Pereira Patrocinio Universidade Ibirapuera (UNIB).
  • Fernanda Freitag Hospital São Benedito (SC).
  • Jecilene Rosana Costa Frutuoso Universidade Ibirapuera (UNIB).
  • Chien Hsin Fen Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Grupo de Reabilitação em Distúrbios do Movimento (REMOVE).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial18p143-156

Palavras-chave:

Envelhecimento, Saúde do idoso, Exercício.

Resumo

A finalidade deste estudo é destacar o papel dos exercícios físicos no cuidado com a saúde dos idosos. Foram realizadas buscas, no PubMed, de manuscritos publicados de 2009 a 2014. Os autores incluíram os termos “strength training”, “training”, “elderly”, “endurance”. Apenas trabalhos escritos em inglês foram selecionados. De 165 artigos detectados inicialmente, foram escolhidos 39 estudos, apresentados na presente revisão. A maioria dos estudos demonstrou que os programas de fortalecimento resultam na melhora significativa da massa e da função dos músculos esqueléticos.

Envelhecimento; Saúde do idoso; Exercício.

Biografia do Autor

Janini Chen, Faculdade de Medicina da USP. Grupo de Reabilitação em Distúrbios do Movimento (REMOVE).

Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da USP. Pesquisadora do grupo de Reabilitação em Distúrbios do Movimento (REMOVE).

 

Mariana Callil Voos, Universidade de São Paulo - FMUSP. Universidade Ibirapuera (UNIB) Grupo de Reabilitação em Distúrbios do Movimento (REMOVE).

Fisioterapeuta. Mestre e Doutora em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Orientadora dos Programas de Pós-Graduação da UNIB e da FMUSP. Pesquisadora do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da USP. Pesquisadora do grupo de Reabilitação em Distúrbios do Movimento (REMOVE).

 

Wanda Pereira Patrocinio, Universidade Ibirapuera (UNIB).

Pedagoga (Unicamp), Mestre em Gerontologia (Unicamp), Doutora em Educação (Unicamp). Diretora da Empresa GeroVida – Arte, Educação e Vida Plena. Professora do Curso de Mestrado em Ciências Interdisciplinares em Saúde – Universidade Ibirapuera (UNIB).

www.gerovida.com.br; http://gerovida.blog.br

Fernanda Freitag, Hospital São Benedito (SC).

Fisioterapeuta, Universidade da Região de Blumenau (SC). Especialista em Gerontologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Fisioterapeuta do Hospital São Benedito (SC).

 

Jecilene Rosana Costa Frutuoso, Universidade Ibirapuera (UNIB).

Fisioterapeuta, Unicid. Mestrado em Ciências, Unifesp. Doutorado em Ciências Morfológicas, Unifesp. Coordenadora do Mestrado em Ciências Interdisciplinares em Saúde, Universidade Ibirapuera (UNIB).

 

Chien Hsin Fen, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Grupo de Reabilitação em Distúrbios do Movimento (REMOVE).

Médica neurologista e fisiatra. Doutora em Neurologia pela FMUSP. Médica-assistente do Centro de Acupuntura do IOT HC-FMUSP e médica colaboradora do Grupo de Distúrbios do Movimento do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Pesquisadora do grupo de Reabilitação em Distúrbios do Movimento (REMOVE).

E-mail: chien.74@fmusp.org.br

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Chen, J., Voos, M. C., Patrocinio, W. P., Freitag, F., Frutuoso, J. R. C., & Fen, C. H. (2015). A importância dos exercícios físicos para o envelhecimento saudável. Uma revisão da literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 18(Especial18), 143–156. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial18p143-156