Cognição em idosos: influência do uso de aparelhos de amplificação sonora individual

Autores

  • Ana Cristina Fell Departamento de Saúde e Comunicação Humana. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Adriane Ribeiro Teixeira Curso de Graduação em Fonoaudiologia da UFRGS. Departamento de Saúde e Comunicação Humana. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p197-208

Palavras-chave:

Perda auditiva, Auxiliares de audição, Cognição.

Resumo

O uso de próteses auditivas é tratamento aconselhado para idoso com perda

auditiva. Este estudo teve como objetivo verificar a influência do uso de tais dispositivos em teste cognitivo em idosos, prevenindo-se alterações cognitivas, sociais e emocionais. Foram avaliados 13 indivíduos, antes e três meses após a protetização, por meio do Mini-Exame do Estado Mental. Verificou-se que houve correlação positiva e significante entre a pontuação na pré- e na pós-protetização, demonstrando que, quanto maior foi a pontuação na primeira fase, maior tende a ser a pontuação na segunda.

 

Biografia do Autor

Ana Cristina Fell, Departamento de Saúde e Comunicação Humana. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fonoaudióloga, Especialista em Audiologia (UFRGS). Professora do Curso de Fonoaudiologia da UFRGS. Chefe do Departamento de Saúde e Comunicação Humana.

 

 

Adriane Ribeiro Teixeira, Curso de Graduação em Fonoaudiologia da UFRGS. Departamento de Saúde e Comunicação Humana. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fonoaudióloga, Especialista em Audiologia (CFFa) e Gerontologia (SBGG). Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM). Doutora em Gerontologia Biomédica (PUCRS). Professora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da UFRGS. Departamento de Saúde e Comunicação Humana.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Fell, A. C., & Teixeira, A. R. (2015). Cognição em idosos: influência do uso de aparelhos de amplificação sonora individual. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 197–208. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p197-208

Edição

Seção

Artigos