Concepções de Espiritualidade e Religiosidade e a Prática Multiprofissional em Cuidados Paliativos

Autores

  • Alberto Gorayeb de Carvalho Ferreira Grupo de Estudos em Saúde e Espiritualidade (GESESP). Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco (AME-EPE).
  • Tatiane Maria de Miranda Duarte Grupo de Estudos em Saúde e Espiritualidade (GESESP). Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco (AME-EPE).
  • Arthur Fernandes da Silva Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (LIASE). Associação Médico-Espírita do Cariri (AME-Cariri). Barbalha, Ceará, Brasil.
  • Mirella Rebello Bezerra Coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. Recife, Pernambuco, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p227-244

Palavras-chave:

Espiritualidade, Religião e Ciência, Cuidados Paliativos.

Resumo

Buscou-se identificar as concepções de espiritualidade e religiosidade e sua interface com a prática multiprofissional em cuidados paliativos, através de um estudo de caráter transversal e natureza quantitativa, entre profissionais da equipe de cuidados paliativos de um hospital de referência, localizado na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. Os profissionais avaliados consideraram que a espiritualidade e a religiosidade estabelecem muita influência na saúde e se consideraram pouco preparados para abordar a espiritualidade no cuidado com o paciente.

 

Biografia do Autor

Alberto Gorayeb de Carvalho Ferreira, Grupo de Estudos em Saúde e Espiritualidade (GESESP). Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco (AME-EPE).

Graduando de Medicina. Grupo de Estudos em Saúde e Espiritualidade (GESESP). Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco (AME-EPE). Recife, Pernambuco, Brasil.


Tatiane Maria de Miranda Duarte, Grupo de Estudos em Saúde e Espiritualidade (GESESP). Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco (AME-EPE).

Graduanda de Medicina. Grupo de Estudos em Saúde e Espiritualidade (GESESP). Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco (AME-EPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

 

Arthur Fernandes da Silva, Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (LIASE). Associação Médico-Espírita do Cariri (AME-Cariri). Barbalha, Ceará, Brasil.

Graduando de Medicina. Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (LIASE). Associação Médico-Espírita do Cariri (AME-Cariri). Barbalha, Ceará, Brasil.

 

Mirella Rebello Bezerra, Coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. Recife, Pernambuco, Brasil.

Médica geriatra. Coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. Recife, Pernambuco, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Ferreira, A. G. de C., Duarte, T. M. de M., Silva, A. F. da, & Bezerra, M. R. (2015). Concepções de Espiritualidade e Religiosidade e a Prática Multiprofissional em Cuidados Paliativos. Revista Kairós-Gerontologia, 18(3), 227–244. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p227-244

Edição

Seção

Artigos