Enfrentamento da violência intrafamiliar contra pessoas idosas pelos profissionais de saúde

Autores

  • Elisama Nascimento Rocha Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Bahia, Brasil.
  • Alba Benemérita Alves Vilela Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Bahia, Brasil.
  • Doane Martins da Silva Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p29-46

Palavras-chave:

Violência na família, Pessoas idosas, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

Pesquisa descritiva, exploratória, de natureza qualitativa, objetiva descrever as práticas de enfrentamento desenvolvidas por profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família na atenção às pessoas idosas em situação de violência intrafamiliar e identificar os desafios enfrentados por estes  profissionais de saúde diante deste cenário, no município de Jequié (Bahia, Brasil), no ano de 2012. As categorias revelaram que as estratégias utilizadas  pelos Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem, no enfrentamento da violência contra as pessoas idosas são a visita domiciliar, o diálogo e encaminhamentos a instâncias competentes. As dificuldades apontadas pelos profissionais foram: resistência dos sujeitos envolvidos, medo de se expor e de represálias por parte de familiares e da comunidade, bem como as dificuldades de acesso a instâncias competentes.

 

Biografia do Autor

Elisama Nascimento Rocha, Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Bahia, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Bahia, Brasil.

 

Alba Benemérita Alves Vilela, Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Bahia, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.  Jequié, Bahia, Brasil.

 

Doane Martins da Silva, Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Bahia, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Bahia, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Rocha, E. N., Vilela, A. B. A., & Silva, D. M. da. (2015). Enfrentamento da violência intrafamiliar contra pessoas idosas pelos profissionais de saúde. Revista Kairós-Gerontologia, 18(4), 29–46. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p29-46

Edição

Seção

Artigos