Recursos para enfrentar situações adversas

Autores

  • Verónica Zabaletta Lic. en Psicología - Docente investigador Facultad de Psicología. Universidad Nacional de Mar del Plata. Argentina.
  • Marcela Carolina López Lic. en Ciencias Biológicas - Docente investigador Facultad de Psicología. Universidad Nacional de Mar del Plata. Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial21p17-29

Palavras-chave:

Pessoas idosas, Estresse, Estratégias de Enfrentamento

Resumo

Este artigo irá desenvolver o projeto e a proposta pedagógico-metodológica para uma oficina destinada a adultos mais velhos, que aborda a questão do estresse e das estratégias para seu enfrentamento. Esta oficina interdisciplinar tem como objetivo capturar, em uma edição atual, o estresse e os últimos desenvolvimentos científicos em neurociência. A abordagem é de um ponto de vista biológico, psicológico e social, pois entendemos que o processo de estresse é em si uma estratégia de enfrentamento. O estresse não é exclusivo de um estágio de vida específico; no entanto, existem situações que mais frequentemente ocorrem na velhice, como viuvez, aposentadoria, doença, a consciência da própria existência finita. Estas situações fazem este período de vida potencialmente vulneráveis ao estresse. Com uma abordagem pedagógica, sugerimos um formato de sala de aula-oficina, que permite a interação do trabalho individual e de grupo entre os participantes. Ele também cria um ambiente dinâmico, participativo e reflexivo, em que os idosos têm acesso ao conteúdo atual e ter a possibilidade de partilhar suas próprias experiências e suas soluções funcionais ou disfuncionais, que podem promover a ligação dos pares.

Como Citar

Zabaletta, V., & López, M. C. (2016). Recursos para enfrentar situações adversas. Revista Kairós-Gerontologia, 18(Especial21), 17–29. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial21p17-29