Lazer e Aprendizagem

Autores

  • Enrique Lombardo Docente Pesquisador. Faculdade de Psicologia. Universidade Nacional de Mar del Plata. Argentina.
  • Luciana Polizzi Graduada en Psicología, Universidad Nacional de Mar del Plata Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial21p59-69

Palavras-chave:

Lazer, Aprendizagem, Oficina

Resumo

O aumento da expectativa de vida durante o século XX, a melhoria da qualidade de vida e o acesso à aposentadoria remunerada cria uma necessidade crescente de atividades de aposentadoria. Este artigo apresenta uma oficina de lazer e aprendizagem destinado a pessoas mais velhas. A transição do trabalhador aposentado é uma das mudanças mais importantes que ocorrem na idade adulta tardia e no curso da vida. O objetivo geral da oficina é promover atitudes positivas e atividades de desenvolvimento pessoal para o uso do tempo livre, interações sociais e aprendizagem contínua, ativa e participativa. Os princípios da Organização Mundial de Saúde sobre "Envelhecimento Ativo" e as fontes teóricas, tais como Psicologia da Lazer e tempo livre e Psicologia Positiva, são os motivos para esta oficina. Assim, desafios interessantes surgem porque as pessoas precisam aprender, entre outras coisas, com sucesso, e de forma significativa, a ocupar seu novo tempo livre. Nesse sentido, lazer e aprendizagem nos permitem pensar alternativas para uma pessoa idosa se desenvolver ativamente, nesses ambientes, nessa sua fase de vida.

Como Citar

Lombardo, E., & Polizzi, L. (2016). Lazer e Aprendizagem. Revista Kairós-Gerontologia, 18(Especial21), 59–69. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial21p59-69