Recursos sociais e económicos nas pessoas muito idosas: diferenças de género

Autores

  • Rogério Rodrigues Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal; Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária.
  • Isabel Mendes Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal; Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrice e Ginecológica.
  • Cristiana Silva Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem Coimbra - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal.
  • Sandrina Crespo Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p09-28

Palavras-chave:

Envelhecimento demográfico, Recursos económicos, Recursos sociais, Diferenças de género.

Resumo

Estudo descritivo-correlacional com ênfase na análise das diferenças de género atendendo a variáveis sociodemográficas, aos recursos sociais e económicos de pessoas muito idosas, utilizando o Questionário de Avaliação Funcional Multidimensional para Idosos (QAFMI/OARS). Dos resultados, distinguem-se as mulheres em relação aos homens, com piores classificações nas áreas funcionais estudadas, predominando níveis de literacia inferiores, estado civil de viuvez, e recursos económicos mais baixos.

 

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal; Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária.

Rogério Rodrigues - Doutor em Ciências de Enfermagem, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, Portugal; Professor Adjunto;  Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal; Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária.

E-mail: rogerio@esenfc.pt

Isabel Mendes, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal; Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrice e Ginecológica.

Isabel Mendes - Doutor em Ciências de Enfermagem, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, Portugal; Professora Coordenadora; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal; Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrice e Ginecológica.

E-mail: isabelmendes@esenfc.pt

Cristiana Silva, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem Coimbra - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal.

Cristiana Silva - Licenciada em Enfermagem, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Bolseira de Investigação; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem Coimbra - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal.

E-mail: cfribeiro@esenfc.pt.

Sandrina Crespo, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal.

Sandrina Crespo - Licenciada em Enfermagem, Escola Superior de Saúde do Instituto Jean Piaget de Viseu; Bolseira de Investigação; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem -  Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal.

E-mail: sandrina@esenfc.pt.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Rodrigues, R., Mendes, I., Silva, C., & Crespo, S. (2016). Recursos sociais e económicos nas pessoas muito idosas: diferenças de género. Revista Kairós-Gerontologia, 19(4), 09–28. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p09-28

Edição

Seção

Artigos