Efeitos terapêuticos de um programa de exercícios utilizando um jogo sério desenvolvido para reabilitação de idosos frágeis

Autores

  • Antonio Vinicius Soares Ciências do Movimento Humano; Faculdade Guilherme Guimbala da Associação Catarinense de Ensino e da Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC).
  • Camila Rafaela de Moura Fisioterapia da Faculdade Guilherme Guimbala da Associação Catarinense de Ensino.
  • Elessandra Marcelino Fisioterapia da Faculdade Guilherme Guimbala da Associação Catarinense de Ensino.
  • Gabriel Mesquita Rossito Ciências da Computação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Marcelo da Silva Hounsell Computação Aplicada, do Centro de Ciências Tecnológicas. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Noé Gomes Borges Júnior Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (UDESC).
  • Yoshimasa Sagawa Júnior Laboratoire d'Exploration Fonctionnelle Clinique du Mouvement, Centre Hospitalier Régional Universitaire de Besançon, Besançon, França.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p71-87

Palavras-chave:

Idoso Fragilizado, Terapia por Exercício, Jogos de Vídeo.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos terapêuticos de um programa de exercícios com um jogo sério (JS) desenvolvido para reabilitação de idosos frágeis. Quatorze idosos com idade média de 80,9 anos (±5,6) concluíram o estudo, sendo 8 no grupo experimental (GE), e 6 no grupo-controle (GC). O programa de exercícios foi realizado duas vezes por semana durante três meses (20 sessões).  Apenas no GE foi observada melhora significativa no equilíbrio e na mobilidade funcional. O programa de exercícios utilizando o JS mostrou-se viável e interessante para promover a recuperação de idosos com fragilidade.

Palavras-chave: Idoso Fragilizado; Terapia por Exercício; Jogos de Vídeo.

Biografia do Autor

Antonio Vinicius Soares, Ciências do Movimento Humano; Faculdade Guilherme Guimbala da Associação Catarinense de Ensino e da Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC).

Antonio Vinicius Soares – Fisioterapeuta, Doutor em Ciências do Movimento Humano; Professor da Faculdade Guilherme Guimbala da Associação Catarinense de Ensino e da Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC).

E-mail: a.vinisoares@yahoo.com.br

Camila Rafaela de Moura, Fisioterapia da Faculdade Guilherme Guimbala da Associação Catarinense de Ensino.

Camila Rafaela de Moura – Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Faculdade Guilherme Guimbala da Associação Catarinense de Ensino.

camilamouraft@gmail.com

Elessandra Marcelino, Fisioterapia da Faculdade Guilherme Guimbala da Associação Catarinense de Ensino.

Elessandra Marcelino – Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Faculdade Guilherme Guimbala da Associação Catarinense de Ensino.

E-mail: elessandrabr@gmail.com

Gabriel Mesquita Rossito, Ciências da Computação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

E-mail: gabrielmesquit@gmail.com

Marcelo da Silva Hounsell, Computação Aplicada, do Centro de Ciências Tecnológicas. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Marcelo da Silva Hounsell – Engenheiro Eletricista, Professor Doutor do PPG em Computação Aplicada do Centro de Ciências Tecnológicas. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

E-mail: marcelo.hounsell@udesc.br

Noé Gomes Borges Júnior, Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (UDESC).

Noé Gomes Borges Júnior – Engenheiro Eletricista, Professor Doutor do PPG em Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (UDESC).

E-mail: d2ngbj@udesc.br

Yoshimasa Sagawa Júnior, Laboratoire d'Exploration Fonctionnelle Clinique du Mouvement, Centre Hospitalier Régional Universitaire de Besançon, Besançon, França.

Yoshimasa Sagawa Júnior – Fisioterapeuta, Professor Doutor do Laboratoire d'Exploration Fonctionnelle Clinique du Mouvement,  Centre Hospitalier Régional Universitaire de Besançon, Besançon, França.

E-mail: ysagawajunior@chu-besancon.fr

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Soares, A. V., Moura, C. R. de, Marcelino, E., Rossito, G. M., Hounsell, M. da S., Borges Júnior, N. G., & Sagawa Júnior, Y. (2016). Efeitos terapêuticos de um programa de exercícios utilizando um jogo sério desenvolvido para reabilitação de idosos frágeis. Revista Kairós-Gerontologia, 19(4), 71–87. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p71-87

Edição

Seção

Artigos