Resiliência e idosos: Revisão da produção acadêmica brasileira, 2000-2015

Autores

  • Mariana Costa do Nascimento Educação (PPE/UEM). Universidade Estadual de Maringá, PR.
  • Geiva Carolina Calsa Educação/UEM. Universidade Estadual de Maringá, PR.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p255-272

Palavras-chave:

Educação, Idoso, Resiliência.

Resumo

Objetivou-se investigar a produção científica brasileira sobre os temas resiliência e idosos nos últimos quinze anos – 2000 a 2015, em que encontramos doze trabalhos sobre o tema. A maioria dos trabalhos considera o desenvolvimento dos recursos de resiliência relevantes para o idoso lidar com as adversidades do envelhecimento de maneira saudável. Insiste-se na importância da formação de redes e espaços de apoio que ofereçam segurança e estabilidade e fortaleçam os idosos em sua autonomia física, intelectual e afetiva.

Palavras-chave: Educação; Idoso; Resiliência.

Biografia do Autor

Mariana Costa do Nascimento, Educação (PPE/UEM). Universidade Estadual de Maringá, PR.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Participante do Grupo de Estudos, Aprendizagem e Cultura (GEPAC).

E-mail: marianacostadonascimento@gmail.com

Geiva Carolina Calsa, Educação/UEM. Universidade Estadual de Maringá, PR.

Geiva Carolina Calsa - Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, PR, UEM. Doutora em Educação. Psicopedagoga pelo Centro de Estudos de Curitiba, CEP. Curitiba, PR. Líder do Grupo de Estudos, Aprendizagem e Cultura (GEPAC).

E-mail: gccalsa@hotmail.com

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Publicado

2016-03-30

Como Citar

Nascimento, M. C. do, & Calsa, G. C. (2016). Resiliência e idosos: Revisão da produção acadêmica brasileira, 2000-2015. Revista Kairós-Gerontologia, 19(1), 255–272. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p255-272

Edição

Seção

Artigos