Avaliação do efeito da ingestão de simbiótico sobre a função intestinal de idosos frequentadores de Universidade Aberta à Terceira Idade, com repercussão em seu bem-estar e em sua qualidade de vida

Autores

  • Marcela Previato Nutrição. Universidade Municipal de São Caetano do Sul, SP, Brasil.
  • Rita Maria Monteiro Goulart Nutrição. Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Ciência do Envelhecimento, da Universidade São Judas Tadeu.
  • Leandro Campi Prearo Administração, Instituto de Pesquisas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
  • Rita de Cássia de Aquino Nutrição, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Ciência do Envelhecimento, da Universidade São Judas Tadeu.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p157-173

Palavras-chave:

Idosos, Hábito Intestinal, Simbiótico.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de ingestão de simbiótico sobre a função intestinal de idosos. Participaram 50 idosos de ambos os sexos, divididos em grupo suplemento e placebo, que consumiu simbiótico ou maltodextrina, respectivamente. No grupo que consumiu simbiótico, 84% não apresentou constipação no período pós-intervenção, assim como 76% indicou fezes de consistência normal e ausência de diarreia. Mais estudos são necessários, a fim de avaliar a eficácia de suplemento simbiótico em seres humanos, e verificar sua repercussão no bem-estar e qualidade de vida.

Palavras-chave: Idosos; Hábito Intestinal; Simbiótico.

Biografia do Autor

Marcela Previato, Nutrição. Universidade Municipal de São Caetano do Sul, SP, Brasil.

Marcela Previato - Nutricionista. Mestranda em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP. Professor Titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, SP, Brasil.

E-mail: marcelapreviato@yahoo.com.br

 

Rita Maria Monteiro Goulart, Nutrição. Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Ciência do Envelhecimento, da Universidade São Judas Tadeu.

Rita Maria Monteiro Goulart - Docente e Gestora do curso de Nutrição, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Docente do curso de Mestrado em Ciência do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

E-mail: ritagoulart@yahoo.com.br

Leandro Campi Prearo, Administração, Instituto de Pesquisas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Leandro Campi Prearo - Doutor em Administração, Gestor do Instituto de Pesquisas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

E-mail: leandro.prearo@uscs.edu.br

Rita de Cássia de Aquino, Nutrição, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Ciência do Envelhecimento, da Universidade São Judas Tadeu.

Rita de Cássia de Aquino - Docente do curso de Nutrição, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e do curso de Mestrado em Ciência do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

E-mail: rcaquino@uol.com.br

Downloads

Publicado

2016-01-30

Como Citar

Previato, M., Goulart, R. M. M., Prearo, L. C., & de Aquino, R. de C. (2016). Avaliação do efeito da ingestão de simbiótico sobre a função intestinal de idosos frequentadores de Universidade Aberta à Terceira Idade, com repercussão em seu bem-estar e em sua qualidade de vida. Revista Kairós-Gerontologia, 19(Especial22), 157–173. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p157-173