Tecnologias da Informação e Comunicação, smartphones e usuários idosos: uma revisão integrativa à luz das Teorias Sociológicas do Envelhecimento
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p131-154Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação, Smartphones, Pessoas Idosas, Teorias Sociológicas do Envelhecimento.Resumo
A população de pessoas idosas no Brasil cresce vertiginosamente; a expectativa de vida desta população está crescendo em todo o mundo. Entre as tecnologias que despertam o interesse do público idoso, encontram-se os computadores, tablets, celulares, smartphones e o acesso à Internet. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão integrativa sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, disponibilizadas em smartphones, usuários idosos e categorizá-los à luz das Teorias Sociológicas do Envelhecimento. Entre os resultados encontrados, evidenciou-se que ainda são incipientes as pesquisas neste contexto e foi feita uma sistematização de 18 trabalhos científicos, de âmbito internacional e nacional, relacionando as Tecnologias da Informação e Comunicação e as Teorias Sociológicas do Envelhecimento.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Smartphones; Pessoas Idosas; Teorias Sociológicas do Envelhecimento.