Tecnologias da Informação e Comunicação, smartphones e usuários idosos: uma revisão integrativa à luz das Teorias Sociológicas do Envelhecimento

Autores

  • Juliana Jesus de Souza Enfermagem. Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago/UFSC. Florianópolis, SC.
  • Márcia Barros de Sales Departamento de Ciências da Administração, CAD. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Florianópolis, SC.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p131-154

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Smartphones, Pessoas Idosas, Teorias Sociológicas do Envelhecimento.

Resumo

A população de pessoas idosas no Brasil cresce vertiginosamente; a expectativa de vida desta população está crescendo em todo o mundo. Entre as tecnologias que despertam o interesse do público idoso, encontram-se os computadores, tablets, celulares, smartphones e o acesso à Internet. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão integrativa sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, disponibilizadas em smartphones, usuários idosos e categorizá-los à luz das Teorias Sociológicas do Envelhecimento. Entre os resultados encontrados, evidenciou-se que ainda são incipientes as pesquisas neste contexto e foi feita uma sistematização de 18 trabalhos científicos, de âmbito internacional e nacional, relacionando as Tecnologias da Informação e Comunicação e as Teorias Sociológicas do Envelhecimento.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Smartphones; Pessoas Idosas; Teorias Sociológicas do Envelhecimento. 

Biografia do Autor

Juliana Jesus de Souza, Enfermagem. Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago/UFSC. Florianópolis, SC.

Juliana Jesus de Souza - Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Enfermeira do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago/UFSC. Florianópolis, SC.

Márcia Barros de Sales, Departamento de Ciências da Administração, CAD. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Florianópolis, SC.

Márcia Barros de Sales – Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora, Docente, do Departamento de Ciências da Administração, CAD. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

E-mail: marciabarross@gmail.com

Downloads

Como Citar

Souza, J. J. de, & Sales, M. B. de. (2016). Tecnologias da Informação e Comunicação, smartphones e usuários idosos: uma revisão integrativa à luz das Teorias Sociológicas do Envelhecimento. Revista Kairós-Gerontologia, 19(4), 131–154. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p131-154

Edição

Seção

Artigos