A expressão plástica e a música erudita como recursos da animação sociocultural a idosos institucionalizados

Autores

  • Maria Helena Fernandes - Política Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa, Portugal, ISCSP/ULisboa. - Criminologia e Reinserção, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas em Lisboa. - Animação Educativa Sociocultural, Escola Superior de Educação em Portalegre, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p173-203

Palavras-chave:

Idosos institucionalizados, Animação sociocultural, Expressão plástica e musical.

Resumo

O artigo objetiva apresentar os resultados de um estudo exploratório-descritivo, sobre a importância da expressão plástica e da música erudita, práticas legitimadas neste estudo como de animação sociocultural a idosos, diagnosticados por seus cuidadores, como apresentando doenças crónico-degenerativas, ou distúrbios psiquiátricos. As duas manifestações artísticas funcionam como um expoente de liberdade e de reencontro de um idoso com as próprias emoções, e com as de outro idoso. Foi aplicado o método qualitativo, complementado pela observação-participante, tendo-se verificado que as duas expressões de arte, ao gerar dinâmicas potencializadoras à ressignificação do Eu do idoso, mostram-se uma via de combate às rotinas da velhice institucionalizada.

Palavras-chave: Idosos institucionalizados; Animação sociocultural; Expressão plástica e musical.

Biografia do Autor

Maria Helena Fernandes, - Política Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa, Portugal, ISCSP/ULisboa. - Criminologia e Reinserção, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas em Lisboa. - Animação Educativa Sociocultural, Escola Superior de Educação em Portalegre, Portugal.

Mestre em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa, Portugal, ISCSP/ULisboa. Pós-Graduação em Criminologia e Reinserção, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas em Lisboa. Licenciada em Animação Educativa Sociocultural, pela Escola Superior de Educação em Portalegre, Portugal. Possui experiência profissional com idosos e estágios de intervenção com crianças, jovens e seniores. Realizou diferentes workshops e formações em Arteterapia, Educação pela Arte e outras áreas relacionadas com a Educação, Arte e Terapias Alternativas. Atualmente também se dedica a aulas individuais de violino.

 

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Fernandes, M. H. (2016). A expressão plástica e a música erudita como recursos da animação sociocultural a idosos institucionalizados. Revista Kairós-Gerontologia, 19(4), 173–203. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p173-203

Edição

Seção

Artigos