Treinamento resistido para manutenção da continência urinária após tratamento fisioterapêutico em mulheres na terceira idade: um estudo-piloto

Autores

  • Janeisa Franck Virtuoso Fisioterapia, Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora efetiva do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC
  • Enaiane Cristina Menezes Educação Física - Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.
  • Lislayne Luiza da Silva Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Educação Física e Desportos. Florianópolis, SC, Brasil.
  • Eduardo Capeletto Educação Física, Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.
  • Lilian Suelen de Oliveira Cunha Educação Física Especialização em Saúde Coletiva (em andamento), UFSC.
  • Giovana Zarpellon Mazo Educação Física. Professora titular da Universidade de Santa Catarina, UFSC, Pesquisadora e Docente do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (CEFID/UDESC) e do Programa de Mestrado em Gerontologia, UFSM. Florianópolis, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p273-291

Palavras-chave:

Incontinência Urinária, Fisioterapia, Musculação.

Resumo

Objetiva-se analisar o treinamento resistido para manutenção dos resultados obtidos na fisioterapia em idosas com incontinência urinária. Como método, utilizou-se ficha diagnóstica, Pad Test, Bateria de Testes de Aptidão Física para Idosos, avaliação antropométrica e avaliação do assoalho pélvico (perfect). Os resultados mostram: manutenção da continência, manutenção ou melhora nos itens do perfect, melhora das aptidões físicas e das dimensões corporais. Como conclusão: o treinamento resistido pode minimizar a recidiva da incontinência após a reabilitação.

 

Biografia do Autor

Janeisa Franck Virtuoso, Fisioterapia, Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora efetiva do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC

Doutorado e Mestrado em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em Fisioterapia, Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora efetiva do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Enaiane Cristina Menezes, Educação Física - Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil. Mestre em Ciências do Movimento Humano, UDESC. Bacharel em Educação Física, UDESC Florianópolis, SC, Brasil.

 

Lislayne Luiza da Silva, Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Educação Física e Desportos. Florianópolis, SC, Brasil.

Graduanda em Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Educação Física e Desportos. Florianópolis, SC, Brasil.

 

Eduardo Capeletto, Educação Física, Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.

Mestrando do Curso de Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil. Graduado em Educação Física, Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC. Especialista em Fisiologia do Exercício, AVM Faculdades Integradas.

 

Lilian Suelen de Oliveira Cunha, Educação Física Especialização em Saúde Coletiva (em andamento), UFSC.

Graduada em Educação Física, UEPA, Campus XII/Santarém. Especialização em Saúde Coletiva (em andamento), UFSC. Especialista em Saúde da Família, UFSC. Aperfeiçoamento em Atividade Física para pessoas com deficiência, UFJF.  

 

Giovana Zarpellon Mazo, Educação Física. Professora titular da Universidade de Santa Catarina, UFSC, Pesquisadora e Docente do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (CEFID/UDESC) e do Programa de Mestrado em Gerontologia, UFSM. Florianópolis, SC, Brasil.

Doutora em Ciências do Desporto, Universidade do Porto, Portugal. Mestra em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Professora titular da Universidade de Santa Catarina, UFSC, Pesquisadora e Docente do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (CEFID/UDESC) e do Programa de Mestrado em Gerontologia, UFSM. Florianópolis, SC, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Virtuoso, J. F., Menezes, E. C., Silva, L. L. da, Capeletto, E., Cunha, L. S. de O., & Mazo, G. Z. (2016). Treinamento resistido para manutenção da continência urinária após tratamento fisioterapêutico em mulheres na terceira idade: um estudo-piloto. Revista Kairós-Gerontologia, 19(4), 273–291. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p273-291

Edição

Seção

Artigos