O cuidado paliativo e sua influência nas relações familiares

Autores

  • Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez Gerontologia da EACH/USP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP.
  • Thabata Contursi Cambraia Gerontologia, pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.
  • Flávia Renata Fratezi Laboratório de Inovação em Planejamento, Gestão, Regulação e Avaliação de Políticas, Sistemas, Redes e Serviços de Saúde do Hospital do Coração (LIGRESS/HCor.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p321-337

Palavras-chave:

Idoso, Família, Cuidados Paliativos.

Resumo

Este estudo objetivou conhecer a influência do cuidado paliativo nas relações familiares. Trata-se de pesquisa qualitativa, com oito cuidadores familiares de idosos em cuidados paliativos no domicílio. Os dados foram classificados segundo a análise de conteúdo. As categorias incluíram: família, cuidado e espiritualidade. A sobrecarga que a atividade traz ao cuidador principal e o sentimento de desamparo gerado, quando esse cuidador assume sozinho todas as responsabilidades, podem causar crises e possíveis rupturas no sistema familiar.  

 

Biografia do Autor

Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez, Gerontologia da EACH/USP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP.

Docente do Curso de Graduação em Gerontologia da EACH/USP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP.

Thabata Contursi Cambraia, Gerontologia, pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Gerontóloga, pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Brasil.

 

Flávia Renata Fratezi, Laboratório de Inovação em Planejamento, Gestão, Regulação e Avaliação de Políticas, Sistemas, Redes e Serviços de Saúde do Hospital do Coração (LIGRESS/HCor.

Gerontóloga pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Doutoranda na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, São Paulo, Brasil. Filiação: Laboratório de Inovação em Planejamento, Gestão, Regulação e Avaliação de Políticas, Sistemas, Redes e Serviços de Saúde do Hospital do Coração (LIGRESS/HCor.

 

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Gutierrez, B. A. O., Cambraia, T. C., & Fratezi, F. R. (2016). O cuidado paliativo e sua influência nas relações familiares. Revista Kairós-Gerontologia, 19(3), 321–337. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p321-337

Edição

Seção

Artigos