Relações contemporâneas entre o envelhecer, a religião e cultura, sob a luz junguiana dentro da Mitologia Africana

Autores

  • Leonardo Tondato de Mello Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de SP (Núcleo de Estudos Junguianos).
  • Elisabeth Frohlich Mercadante Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP e Curso de Ciências Sociais (FCS)/PUC-SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p383-399

Palavras-chave:

Envelhecimento, Psicologia Analítica, Jung, Mitologia Africana.

Resumo

Este trabalho visa a proporcionar, para estudiosos da gerontologia, psicólogos, e profissionais das diversas áreas, uma análise do envelhecimento, da velhice, articulada à questão da religião e cultura, levando em conta os pressupostos da psicologia analítica de Carl Gustav Jung, da mitologia junguiana à mitologia africana, Dessa forma, fornecendo mais uma visão acerca do envelhecimento, ampliando o estudo deste tema, ainda tão desconhecido. Os orixás são aqui vistos como modelos arquetípicos, formas de envelhecimento, que apontam para o processo de individuação descrito na obra de Jung. Tem-se que, à luz da mitologia africana e da psicologia analítica, há interrelação entre as temáticas, trazendo, assim, outra concepção sobre o envelhecimento.

 

Biografia do Autor

Leonardo Tondato de Mello, Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de SP (Núcleo de Estudos Junguianos).

Graduação em Psicologia, Universidade Paulista. Especialização em Psicoterapia Junguiana, Universidade Paulista. Mestrado em Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorando em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de SP (Núcleo de Estudos Junguianos). Tem experiência na área de Psicologia, Desenvolvimento Humano e Gerontologia, com ênfase em Psicologia Analítica.

 

Elisabeth Frohlich Mercadante, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP e Curso de Ciências Sociais (FCS)/PUC-SP.

Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Paraná (UFP). Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é Professora-Doutora da PUC-SP. Docente, Pesquisadora, Orientadora do Curso de Ciências Sociais (PUC-SP) e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Atua principalmente nos seguintes temas: Velhice, Idoso, Envelhecimento e Cultura. É uma das editoras da Revista Kairós – Gerontologia. É líder do Grupo de Pesquisa “Velhice, Espaços de Moradia, Arranjos Comunitários e Políticas Públicas”.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Mello, L. T. de, & Mercadante, E. F. (2016). Relações contemporâneas entre o envelhecer, a religião e cultura, sob a luz junguiana dentro da Mitologia Africana. Revista Kairós-Gerontologia, 19(4), 383–399. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p383-399

Edição

Seção

Artigos