Um olhar sobre a deficiência visual e a prática de atividade física ao longo da vida

Autores

  • Nathália Alonso Martins Fisioterapeuta. Mestre em Exercício e Saúde em Populações Especiais, Universidade de Coimbra, Portugal.
  • Fernanda Simões Risco Bert Centro Especializado de Reabilitação Intelectual, Físico e Auditivo (CERIII), da Associação de Apoio aos Pais e Pessoas Especiais (AAPPE).
  • Grasiely Faccin Borges Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil. Centro de Formação em Saúde. Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde-NEPS/UFSB. Ciências do Esporte, Universidade de Coimbra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p339-358

Palavras-chave:

Idosos, Pessoas com Deficiência Visual, Narrativas, Atividades físicas.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo relatar e enfocar a história de vida de uma deficiente visual congênita com sessenta e quatro anos, nascida no Norte de Portugal. Foi aplicada uma entrevista, com os dados sendo transcritos e analisados em categorias para reflexão sobre suas experiências: sensório-motoras, quedas, e lesões traumáticas durante a vida, dificuldades de orientação e mobilidade e a prática de atividade física. Os resultados sugerem a importância da realização de atividades adaptadas, de forma que um indivíduo seja capaz de obter êxito, estimulando sua progressão e autonomia ao longo da vida.

 

Biografia do Autor

Nathália Alonso Martins, Fisioterapeuta. Mestre em Exercício e Saúde em Populações Especiais, Universidade de Coimbra, Portugal.

Fisioterapeuta. Mestre em Exercício e Saúde em Populações Especiais, Universidade de Coimbra, Portugal.

 

Fernanda Simões Risco Bert, Centro Especializado de Reabilitação Intelectual, Físico e Auditivo (CERIII), da Associação de Apoio aos Pais e Pessoas Especiais (AAPPE).

Fisioterapeuta. Supervisora de Saúde, Centro Especializado de Reabilitação Intelectual, Físico e Auditivo (CERIII), da Associação de Apoio aos Pais e Pessoas Especiais (AAPPE).

 

Grasiely Faccin Borges, Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil. Centro de Formação em Saúde. Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde-NEPS/UFSB. Ciências do Esporte, Universidade de Coimbra, Portugal.

Professora Adjunta, Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil. Centro de Formação em Saúde, Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB. Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde-NEPS/UFSB. Doutora em Ciências do Esporte, Universidade de Coimbra, Portugal.  

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Martins, N. A., Bert, F. S. R., & Borges, G. F. (2016). Um olhar sobre a deficiência visual e a prática de atividade física ao longo da vida. Revista Kairós-Gerontologia, 19(3), 339–358. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p339-358

Edição

Seção

Artigos