Propriedades Psicométricas da Escala de Espiritualidade de Pinto e Pais-Ribeiro: Estudo com pessoas idosas residentes na comunidade

Ewerton Naves Dias, José Luís Pais-Ribeiro

Resumo


O objetivo do estudo foi avaliar as propriedades psicométricas da Escala de Espiritualidade de Pinto e Pais-Ribeiro em idosos. A amostra foi de 400 idosos residentes em uma cidade metropolitana de São Paulo, Brasil. A solução dos dois fatores da escala explicou 72,6% da variância total; o coeficiente alfa global foi de 0,81; a validade de construto convergente, homogeneidade e de grupos contrastantes apresentaram resultados satisfatórios com valores de p < 0.01. A Escala apresentou propriedades métricas confiáveis e válidas para ser aplicada em pessoas idosas.

 


Palavras-chave


Espiritualidade; Idoso; Psicometria.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p91-110

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.