Programas de atividade física para pessoas idosas institucionalizadas – contextos e práticas

Autores

  • Ana Catarina Silva Assistente Social. Mestrado em Gerontologia. Seção Autónoma de Ciências da Saúde – Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal.
  • Rui Neves Departamento de Educação e Psicologia. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Campus de Santiago. Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. E-mail:

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p09-25

Palavras-chave:

Pessoa Idosa, Envelhecimento Ativo, Atividade Física.

Resumo

A promoção e manutenção da atividade física (AF) proporcionam à pessoa idosa (PI) o aumento da independência nas Atividades de Vida Diárias (AVD) e da Qualidade de Vida (QV). É nosso objetivo caracterizar a dinâmica de desenvolvimento dos programas de atividade física (PAF), identificando a regularidade das sessões de AF, o tipo de atividades desenvolvidas, os critérios subjacentes à sua escolha e a percepção de intensidade do esforço solicitado durante os PAF. A amostra foi composta por 11 técnicos de 8 instituições do distrito de Aveiro, Portugal, com responsabilidades no desenvolvimento dos PAF, inquiridos através de entrevista semi-estruturada. Verificou-se que os programas analisados têm regularidades, durações, critérios, e intensidades semelhantes.

 

Biografia do Autor

Ana Catarina Silva, Assistente Social. Mestrado em Gerontologia. Seção Autónoma de Ciências da Saúde – Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal.

Assistente Social. Mestrado em Gerontologia. Seção Autónoma de Ciências da Saúde – Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal.

 

Rui Neves, Departamento de Educação e Psicologia. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Campus de Santiago. Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. E-mail:

Departamento de Educação e Psicologia. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Campus de Santiago. Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal.

 

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Silva, A. C., & Neves, R. (2017). Programas de atividade física para pessoas idosas institucionalizadas – contextos e práticas. Revista Kairós-Gerontologia, 20(4), 09–25. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p09-25

Edição

Seção

Artigos