A música e o processo de ressignificação da cidadania do idoso sob a ótica kairosiana da temporalidade

Autores

  • Rafael Ludovico Moreira Mestre em Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FMU, Faculdades Metropolitanas Unidas. Bacharel em Musicoterapia, FMU.
  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici Doutora em Linguística, Instituto de Estudos da Linguagem, IEL/Unicamp. Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, LAEL/PUC-SP. Assistente-Doutor, Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP. Pesquisadora e Docente, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.
  • Nadia Dumara Ruiz Silveira Doutora em Ciências Sociais, Universidade de São Paulo/USP. Professora titular, Departamento de Fundamentos da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora e Docente, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e Educação: Currículo (PUC-SP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p425-444

Palavras-chave:

Música, Envelhecimento, Cidadania, Temporalidade, Kairós.

Resumo

A abordagem de temas como música, cidadania e temporalidade caracteriza-se por sua complexidade, resultante da recomposição contínua das articulações desses componentes na perspectiva do seu desenvolvimento histórico-cultural, considerando-se a dimensão local e global. A história particularmente é entendida como uma sucessão ininterrupta de fatos que marcam a evolução da humanidade, a qual deve ser compreendida na sua pluralidade e no seu sentido dialético. Este estudo emerge nesse contexto com o objetivo de compreender o processo de ressignificação das velhices e do exercício da cidadania na concepção kairosiana, levando-se em conta o papel mediador da música na vida dos idosos, e as ressonâncias da sua abrangência nos aspectos biológicos, psicológicos e político-sociais.

Biografia do Autor

Rafael Ludovico Moreira, Mestre em Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FMU, Faculdades Metropolitanas Unidas. Bacharel em Musicoterapia, FMU.

Mestre em Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FMU, Faculdades Metropolitanas Unidas. Bacharel em Musicoterapia, FMU.

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, Doutora em Linguística, Instituto de Estudos da Linguagem, IEL/Unicamp. Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, LAEL/PUC-SP. Assistente-Doutor, Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP. Pesquisadora e Docente, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

Flamínia Manzano Moreira Lodovici – Doutora em Linguística, Instituto de Estudos da Linguagem, IEL/Unicamp. Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, LAEL/PUC-SP. Assistente-Doutor, Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP. Pesquisadora e Docente, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

E-mail: flalodo@terra.com.br

Nadia Dumara Ruiz Silveira, Doutora em Ciências Sociais, Universidade de São Paulo/USP. Professora titular, Departamento de Fundamentos da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora e Docente, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e Educação: Currículo (PUC-SP).

Doutora em Ciências Sociais, Universidade de São Paulo/USP. Professora titular, Departamento de Fundamentos da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora e Docente, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e Educação: Currículo (PUC-SP).

 

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Moreira, R. L., Lodovici, F. M. M., & Silveira, N. D. R. (2016). A música e o processo de ressignificação da cidadania do idoso sob a ótica kairosiana da temporalidade. Revista Kairós-Gerontologia, 19(4), 425–444. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p425-444

Edição

Seção

Artigos