O Envelhecimento Humano na Agenda Política Brasileira: Análise da Política Nacional do/a Idoso/a, PNI

Autores

  • Maria Florência dos Santos Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, SP.
  • Thamiris Inoué Rios Serviço Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP de Franca,
  • Agnaldo de Sousa Barbosa Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP/Câmpus de Franca, SP.
  • Nanci Soares Pós-Doutorado em Ciência da Saúde na Universidade de Aveiro, Portugal. Professora Assistente Doutora, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p427-444

Palavras-chave:

Política Nacional do/a Idoso/a, Envelhecimento Humano, Agenda Política.

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar a incorporação da questão do envelhecimento humano na agenda política e a construção da PNI. O estudo foi bibliográfico com análise da legislação vigente, fundamentado em autores com uma perspectiva crítica. Percebeu-se que a PNI constitui um avanço para a população idosa, mas que sua efetivação depende de outras políticas, assim como de lutas sociais.

 

Biografia do Autor

Maria Florência dos Santos, Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, SP.

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, SP. Mestra em Serviço Social pela mesma universidade, e Especialista em Unidade de Terapia Intensiva UTI, Adulto, Universidade Tiradentes, UNIT, Bacharel em Serviço Social pela UNIT.

 

Thamiris Inoué Rios, Serviço Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP de Franca,

Mestra em Serviço Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP de Franca, Especialista em Trabalho Social com famílias, Faculdade Católica de Uberlândia; Especialista em Saúde do Idoso, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM.

 

Agnaldo de Sousa Barbosa, Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP/Câmpus de Franca, SP.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP/Câmpus de Franca.

 

Nanci Soares, Pós-Doutorado em Ciência da Saúde na Universidade de Aveiro, Portugal. Professora Assistente Doutora, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Pós-Doutorado em Ciência da Saúde na Universidade de Aveiro, Portugal. Professora Assistente Doutora, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

 

Downloads

Publicado

2017-09-30

Como Citar

Santos, M. F. dos, Rios, T. I., Barbosa, A. de S., & Soares, N. (2017). O Envelhecimento Humano na Agenda Política Brasileira: Análise da Política Nacional do/a Idoso/a, PNI. Revista Kairós-Gerontologia, 20(3), 427–444. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p427-444

Edição

Seção

Artigos