El Envejecimiento Humano en la Agenda Política Brasileña: Análisis de la Política Nacional de Ancianos/as, PNI

Autores/as

  • Maria Florência dos Santos Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, SP.
  • Thamiris Inoué Rios Serviço Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP de Franca,
  • Agnaldo de Sousa Barbosa Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP/Câmpus de Franca, SP.
  • Nanci Soares Pós-Doutorado em Ciência da Saúde na Universidade de Aveiro, Portugal. Professora Assistente Doutora, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p427-444

Palabras clave:

Política Nacional del/de la Anciano/a, Envejecimiento Humano, Agenda política.

Resumen

El artículo tuvo como objetivo analizar la incorporación de la cuestión del envejecimiento humano en la agenda política y la construcción de la PNI. El estudio fue bibliográfico con análisis de la legislación vigente, fundamentado en autores con una perspectiva crítica. Se percibió que la PNI constituye un avance para la población anciana, pero que su efectividad depende de otras políticas, así como de luchas sociales.

Biografía del autor/a

Maria Florência dos Santos, Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, SP.

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, SP. Mestra em Serviço Social pela mesma universidade, e Especialista em Unidade de Terapia Intensiva UTI, Adulto, Universidade Tiradentes, UNIT, Bacharel em Serviço Social pela UNIT.

 

Thamiris Inoué Rios, Serviço Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP de Franca,

Mestra em Serviço Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP de Franca, Especialista em Trabalho Social com famílias, Faculdade Católica de Uberlândia; Especialista em Saúde do Idoso, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM.

 

Agnaldo de Sousa Barbosa, Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP/Câmpus de Franca, SP.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP/Câmpus de Franca.

 

Nanci Soares, Pós-Doutorado em Ciência da Saúde na Universidade de Aveiro, Portugal. Professora Assistente Doutora, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Pós-Doutorado em Ciência da Saúde na Universidade de Aveiro, Portugal. Professora Assistente Doutora, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

 

Publicado

2017-09-30

Cómo citar

Santos, M. F. dos, Rios, T. I., Barbosa, A. de S., & Soares, N. (2017). El Envejecimiento Humano en la Agenda Política Brasileña: Análisis de la Política Nacional de Ancianos/as, PNI. Revista Kairós-Gerontologia, 20(3), 427–444. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p427-444

Número

Sección

Artigos