Notificação de AIDS em idosos do município de Santa Maria, RS: uma série histórica

Autores

  • Deise Iop Tavares Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano, UNIFRA. Especialista em Reabilitação Físico-Motora, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
  • Sandra Beatriz Aires dos Santos Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano, UNIFRA.
  • Aline Machado Química, Licenciatura, Universidade Federal de Santa Maria. Atua como professora de Química Inorgânica, Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi.
  • Gessica Bordin Viera Schlemmer Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
  • Tamires Daros dos Santos Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.
  • Magrid Elizabete Muller Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria.
  • Hedioneia Maria Foletto Pivetta Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Melissa Medeiros Braz Fisioterapia, Universidade do Estado de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p315-330

Palavras-chave:

Síndrome de imunodeficiência adquirida, Idoso, Prevalência.

Resumo

Com a desmistificação do sexo na velhice se tem uma maior preocupação em relação ao aumento do número de casos de AIDS. Este estudo objetiva investigar a prevalência e as características dos casos notificados de AIDS em idosos do município de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Como metodologia, a pesquisa descritiva, utilizando dados da “Tabulações da vigilância epidemiológica, CEVS/SES/RS” no item “SINAN NET e dengue on-line”, identificaram-se, em “casos confirmados, residentes no RS, de 2007 a 2017”, a opção “AIDS adulto”. Na página “AIDS adulto, casos notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, SinanNet”, verificou-se o número de casos total, a discriminação do sexo e a forma de transmissão em idosos de 60 a 69 anos, 70 a 79 anos e 80 anos e mais no período de 2012 a 2017 no município de notificação de Santa Maria, RS. Como forma de transmissão, verificou-se em “transmissão vertical”, “relação sexual”, “uso de drogas injetáveis”, “acidente por material biológico”, “tratamento para hemofilia” e “transfusão de sangue”. Os dados foram analisados pela estatística descritiva. Como resultados: neste período foram notificados 37 novos casos de AIDS, na faixa etária de 60 a 69 anos (24 casos), em homens (23 casos) transmitidos por relação sexual heterossexual (35 casos). Observou-se, concluindo, alta prevalência de notificação de AIDS nos idosos. Espera-se que este conhecimento possa subsidiar dados para a elaboração de políticas públicas para esta população, propiciando uma menor incidência dessa doença e seus agravos.

Biografia do Autor

Deise Iop Tavares, Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano, UNIFRA. Especialista em Reabilitação Físico-Motora, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Graduada em Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano, UNIFRA. Especialista em Reabilitação Físico-Motora, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Domiciliar. Formação em Pilates Clínico, Saúde, Bem-Estar e Fitness, APPI, The Australian Physiotherapy and Pilates Institute.

Sandra Beatriz Aires dos Santos, Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano, UNIFRA.

Graduada em Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano, UNIFRA. Especialista em Reabilitação Físico-Motora, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Experiência em Fisioterapia nas Disfunções Musculoesqueléticas, na identificação de alterações na postura corporal e no tratamento e na reabilitação dos distúrbios da coluna vertebral, com ênfase na abordagem em Terapia Manual.

Aline Machado, Química, Licenciatura, Universidade Federal de Santa Maria. Atua como professora de Química Inorgânica, Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi.

Graduação em Química, Licenciatura, Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em Química Inorgânica, Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Química Inorgânica, Universidade Federal de Santa Maria. Atua como professora de Química Inorgânica, Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi.

Gessica Bordin Viera Schlemmer, Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Graduação em Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Pós-Graduada no Curso de Formação de docentes para a Educação Técnica e Tecnológica, SEG. Integra o Grupo de Pesquisa Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento Humano, UFSM. Fisioterapeuta do Centro de Tratamento Intensivo do Hospital São Francisco de Assis.

Tamires Daros dos Santos, Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

Graduação em Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Recebeu da Associação de Fisioterapeutas de Santa Maria e Região a distinção Destaque Universitário pela excelência de seu desempenho nas atividades curriculares desenvolvidas durante o Curso de Graduação em Fisioterapia realizado na UFSM. Mestre em Reabilitação Funcional pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana pela mesma instituição. Integra os seguintes Grupos de Pesquisas: Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento Humano (UFSM), Atenção Multidisciplinar as Vítimas de Acidentes e Doenças Crônicas não Transmissíveis e Estudos em Cardiologia.

Magrid Elizabete Muller, Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria.

Graduação pela Universidade Federal de Santa Maria Aperfeiçoamento em fisioterapia dermato-funcional, Centro de Estudos e Qualidade de Vida. Aperfeiçoamento em RPG, Reeducação Postural Global, Centro de Estudos e Qualidade de Vida. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Hedioneia Maria Foletto Pivetta, Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Melissa Medeiros Braz, Fisioterapia, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Melissa Medeiros Braz - Fisioterapeuta, Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Tavares, D. I., Santos, S. B. A. dos, Machado, A., Schlemmer, G. B. V., Santos, T. D. dos, Muller, M. E., Pivetta, H. M. F., & Braz, M. M. (2017). Notificação de AIDS em idosos do município de Santa Maria, RS: uma série histórica. Revista Kairós-Gerontologia, 20(4), 315–330. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p315-330

Edição

Seção

Artigos