Notificação de AIDS em idosos do município de Santa Maria, RS: uma série histórica

Deise Iop Tavares, Sandra Beatriz Aires dos Santos, Aline Machado, Gessica Bordin Viera Schlemmer, Tamires Daros dos Santos, Magrid Elizabete Muller, Hedioneia Maria Foletto Pivetta, Melissa Medeiros Braz

Resumo


Com a desmistificação do sexo na velhice se tem uma maior preocupação em relação ao aumento do número de casos de AIDS. Este estudo objetiva investigar a prevalência e as características dos casos notificados de AIDS em idosos do município de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Como metodologia, a pesquisa descritiva, utilizando dados da “Tabulações da vigilância epidemiológica, CEVS/SES/RS” no item “SINAN NET e dengue on-line”, identificaram-se, em “casos confirmados, residentes no RS, de 2007 a 2017”, a opção “AIDS adulto”. Na página “AIDS adulto, casos notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, SinanNet”, verificou-se o número de casos total, a discriminação do sexo e a forma de transmissão em idosos de 60 a 69 anos, 70 a 79 anos e 80 anos e mais no período de 2012 a 2017 no município de notificação de Santa Maria, RS. Como forma de transmissão, verificou-se em “transmissão vertical”, “relação sexual”, “uso de drogas injetáveis”, “acidente por material biológico”, “tratamento para hemofilia” e “transfusão de sangue”. Os dados foram analisados pela estatística descritiva. Como resultados: neste período foram notificados 37 novos casos de AIDS, na faixa etária de 60 a 69 anos (24 casos), em homens (23 casos) transmitidos por relação sexual heterossexual (35 casos). Observou-se, concluindo, alta prevalência de notificação de AIDS nos idosos. Espera-se que este conhecimento possa subsidiar dados para a elaboração de políticas públicas para esta população, propiciando uma menor incidência dessa doença e seus agravos.

Palavras-chave


Síndrome de imunodeficiência adquirida; Idoso; Prevalência.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p315-330

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.