Working Memory and Executive Functions in Parkinson’s disease after intervention with non-immersive virtual reality

Autores

  • Livia Galeote Atualmente cursando Graduação em Fisioterapia, Universidade Paulista, Unip, e Doutoranda, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Mestrado em Ciências da Saúde.
  • José Maria Montiel Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO, UniFIEO/SP - Fundação Instituto de Ensino para Osasco.
  • Daniel Martins Bavoso Docente da Faculdade de Medicina de Jundiaí e Professor titular, Universidade Paulista (Unip, Jundiaí).
  • Juliana Francisca Cecato Atualmente leciona na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), em Pós-Graduação (IPOG) como professora colaboradora.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p257-274

Palavras-chave:

Aged, Cognition, Virtual reality exposure therapy, Parkinsonian Disorders.

Resumo

To analyze Working Memory (WM) and Executive Function (EF) scores after and before intervention with non-immersive virtual reality in patients with Parkinson’s disease (PD). Longitudinal study, with 13 subjects, of both sexes. Fourteen sessions of interventions based on Nintendo games. Cognitive functions were assessed using the Cambridge Cognitive Examination (CAMCOG). Statistical analysis of Wilcoxon was used to compare the performance of WM and EF scores before and after intervention. Results: Improvement in EF and VF scores after intervention was observed with statistically significant differences p= 0.004 and p=0.037, respectively. There were no differences between the interventions for WM scores (p= 0.609). Conclusion: Training with virtual games is suggested as a therapeutic approach that offers cognitive stimulation that improve EF.

 

Biografia do Autor

Livia Galeote, Atualmente cursando Graduação em Fisioterapia, Universidade Paulista, Unip, e Doutoranda, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Mestrado em Ciências da Saúde.

Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física de Jundiaí. Pós-Graduada em Gerontologia, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Mestre em Ciências da Saúde, Saúde do Idoso, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Atualmente cursando Graduação em Fisioterapia, Universidade Paulista, Unip, e Doutoranda, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Mestrado em Ciências da Saúde.

 

José Maria Montiel, Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO, UniFIEO/SP - Fundação Instituto de Ensino para Osasco.

Graduação em Psicologia, especialista em Diagnóstico e Triagem. Mestre e Doutor em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica em Contextos de Saúde Mental, Universidade São Francisco, USF. Pós-Doutor, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Unesp/Rio Claro, Instituto de Biociências, Departamento de Tecnologias e Desenvolvimento Humano. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO, UniFIEO/SP - Fundação Instituto de Ensino para Osasco.

 

Daniel Martins Bavoso, Docente da Faculdade de Medicina de Jundiaí e Professor titular, Universidade Paulista (Unip, Jundiaí).

Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, ESEF. Especialização em Treinamento Desportivo, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Especialização em Biomecânica, Universidade Internacional, UNINTER. Docente da Faculdade de Medicina de Jundiaí e Professor titular, Universidade Paulista (Unip, Jundiaí).

 

Juliana Francisca Cecato, Atualmente leciona na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), em Pós-Graduação (IPOG) como professora colaboradora.

Graduação em Psicologia, Faculdade Anhanguera de Jundiaí. Mestrado em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Doutorado em Psicologia Educacional, UniFIEO, e doutoranda em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Atualmente leciona na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), em Pós-Graduação (IPOG) como professora colaboradora, e atua como psicóloga clínica e na avaliação neuropsicológica. Tem experiência na área de Psicologia do Envelhecimento e Avaliação Neuropsicológica. Trabalha como psicóloga colaboradora do Instituto de Geriatria e Gerontologia de Jundiaí e do Ambulatório de Geriatria e Gerontologia da FMJ, Faculdade de Medicina de Jundiaí.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-2783-772X

 

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Publicado

2018-03-30

Como Citar

Galeote, L., Montiel, J. M., Bavoso, D. M., & Cecato, J. F. (2018). Working Memory and Executive Functions in Parkinson’s disease after intervention with non-immersive virtual reality. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 257–274. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p257-274

Edição

Seção

Artigos