Memoria Operativa y Funciones Ejecutivas en la enfermedad de Parkinson: desempeño tras intervención con realidad virtual

Autores/as

  • Livia Galeote Atualmente cursando Graduação em Fisioterapia, Universidade Paulista, Unip, e Doutoranda, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Mestrado em Ciências da Saúde.
  • José Maria Montiel Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO, UniFIEO/SP - Fundação Instituto de Ensino para Osasco.
  • Daniel Martins Bavoso Docente da Faculdade de Medicina de Jundiaí e Professor titular, Universidade Paulista (Unip, Jundiaí).
  • Juliana Francisca Cecato Atualmente leciona na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), em Pós-Graduação (IPOG) como professora colaboradora.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p257-274

Palabras clave:

Ancianos, la cognición, Terapia de exposición mediante realidad virtual, Trastornos del Parkinson.

Resumen

Analizar los escores de la Memoria Operativa (MO) y las Funciones Ejecutivas (FE), antes y después de la intervención con realidad virtual, en pacientes con enfermedad de Parkinson (DP). Estudio longitudinal con 13 participantes, de ambos sexos. Catorce sesiones de intervención a través de juegos de Nintendo. Las funciones cognitivas se evaluaron a través del Cambridge Cognitive Examination (CAMCOG). Los análisis estadísticos se realizaron a través de la prueba de Wilcoxon, para comparar el desempeño de la MO y FE, antes y después de las intervenciones. Los resultados mostraron una mejora en los escores de FE y FV, después de la intervención con diferencias estadísticamente significativas de p = 0,004 y p = 0.037, respectivamente. No se encontraron diferencias estadísticamente significativas entre los escores de MO (p = 0,609). Los entrenamientos a través de la realidad virtual pueden contribuir con un enfoque terapéutico que ofrezca estimulación cognitiva que mejora las funciones ejecutivas.

Biografía del autor/a

Livia Galeote, Atualmente cursando Graduação em Fisioterapia, Universidade Paulista, Unip, e Doutoranda, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Mestrado em Ciências da Saúde.

Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física de Jundiaí. Pós-Graduada em Gerontologia, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Mestre em Ciências da Saúde, Saúde do Idoso, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Atualmente cursando Graduação em Fisioterapia, Universidade Paulista, Unip, e Doutoranda, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Mestrado em Ciências da Saúde.

 

José Maria Montiel, Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO, UniFIEO/SP - Fundação Instituto de Ensino para Osasco.

Graduação em Psicologia, especialista em Diagnóstico e Triagem. Mestre e Doutor em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica em Contextos de Saúde Mental, Universidade São Francisco, USF. Pós-Doutor, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Unesp/Rio Claro, Instituto de Biociências, Departamento de Tecnologias e Desenvolvimento Humano. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO, UniFIEO/SP - Fundação Instituto de Ensino para Osasco.

 

Daniel Martins Bavoso, Docente da Faculdade de Medicina de Jundiaí e Professor titular, Universidade Paulista (Unip, Jundiaí).

Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, ESEF. Especialização em Treinamento Desportivo, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Especialização em Biomecânica, Universidade Internacional, UNINTER. Docente da Faculdade de Medicina de Jundiaí e Professor titular, Universidade Paulista (Unip, Jundiaí).

 

Juliana Francisca Cecato, Atualmente leciona na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), em Pós-Graduação (IPOG) como professora colaboradora.

Graduação em Psicologia, Faculdade Anhanguera de Jundiaí. Mestrado em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Doutorado em Psicologia Educacional, UniFIEO, e doutoranda em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Atualmente leciona na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), em Pós-Graduação (IPOG) como professora colaboradora, e atua como psicóloga clínica e na avaliação neuropsicológica. Tem experiência na área de Psicologia do Envelhecimento e Avaliação Neuropsicológica. Trabalha como psicóloga colaboradora do Instituto de Geriatria e Gerontologia de Jundiaí e do Ambulatório de Geriatria e Gerontologia da FMJ, Faculdade de Medicina de Jundiaí.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-2783-772X

 

Publicado

2018-03-30

Cómo citar

Galeote, L., Montiel, J. M., Bavoso, D. M., & Cecato, J. F. (2018). Memoria Operativa y Funciones Ejecutivas en la enfermedad de Parkinson: desempeño tras intervención con realidad virtual. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 257–274. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p257-274

Número

Sección

Artigos