Celebrando-se os 20 anos desta Revista...

Autores

  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP e Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.
  • Elisabeth Frohlich Mercadante Curso de Ciências Sociais/PUC-SP e Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p01-18

Palavras-chave:

Editorial, 20 anos da revista Kairós-Gerontologia, Envelhecimento.

Resumo

Esta Revista, filiada à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS/PUC-SP), no seu volume 20, celebra, duas décadas de veiculação acadêmica ininterrupta, de fidelidade a um tempo que o nome Kairós enuncia. É a partir deste volume 20(1) que se celebra também a feliz instituição do DOI aos trabalhos publicados em seus quatro volumes regulares, com trabalhos preocupados com questões como as da longevidade, do envelhecimento, da velhice, das problemáticas da pessoa idosa.
Esforço e resistência tributários a inúmeras mãos, no caso desta revista, a pesquisadores, autores, pareceristas, e a uma equipe editorial que se foi renovando, que contribuíram durante estes 20 anos para que se pudesse publicar, com rigor mas não destituído de leveza, a diversidade própria do envelhecer e, com muita sorte, acolhendo cada vez mais textos em interface com outras áreas do conhecimento. Nosso respeitoso tributo a todos! Pudemos, assim, avançar sem parar: de semestral, a revista passou a ser quadrimestral e há algum tempo trimestral. De poucos trabalhos, passou-se a um número fixo de 25 trabalhos por número, estando aberta à internacionalização, no sentido de acolher trabalhos em seu formato trilíngue (português-PB ou PE, espanhol e inglês), bilíngue ou monolíngue (além das 3 línguas, também em francês ou italiano).
E não apenas a partir dos resultados de pesquisa em artigos no nível de pós-doc, doutorado e mestrado, mas também de graduação, junto aos orientadores (iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de especialização, de aprimoramento...). Enfim, uma revista que se propõe acolher especialmente trabalhos de jovens-pesquisadores que, motivados, podem continuar a ser orientados, a partir de tantas e valiosas sugestões dos pareceristas, a aperfeiçoarem sua escrita acadêmico-científica – e não desistirem dessa empreitada que não deixa de ser um desafio aos iniciantes. É de se destacar o quanto cada número privilegia trabalhos advindos dos mais diversos estados brasileiros, trazendo também artigos de autores estrangeiros, o que significa que a revista acolhe trabalhos que atendem a critérios de regionalidade, assim como de internacionalidade.
Os trabalhos deste volume ratificam algumas tendências: (i) parceria de dois ou mais articulistas na escrita de um artigo; (ii) filiados a áreas/Programas/Universidades diferentes, o que atesta o diálogo interdisciplinar entre áreas e instituições diversas, em torno do envelhecimento; (iii) a participação cada vez mais notada de fisioterapeutas, educadores físicos, médicos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, junto a: gerontólogos, enfermeiros, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais; (iv) linguistas, fonoaudiólogos, pesquisadores das novas tecnologias, também enriquecendo este espaço editorial.

Biografia do Autor

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP e Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

Pesquisadora, docente, do Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP e Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

Elisabeth Frohlich Mercadante, Curso de Ciências Sociais/PUC-SP e Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

Pesquisadora, docente,  Curso de Ciências Sociais/PUC-SP e Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Lodovici, F. M. M., & Mercadante, E. F. (2017). Celebrando-se os 20 anos desta Revista. Revista Kairós-Gerontologia, 20(1), 01–18. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p01-18

Edição

Seção

Editorial