Análise da morte e do morrer a partir da canção “Não tenho medo da morte”, de Gilberto Gil: Um estudo qualitativo

Autores

  • Hudson Azevedo Pinheiro Ambulatório de Referência em Geriatria e Gerontologia da Policlínica de Taguatinga/DIRASE/SRSSO/SESDF, Brasília, DF. Centro Universitário EuroAmericano de Brasília (UniEuro), Docente do Curso de Fisioterapia, Brasília, DF.
  • Rosane Maiara Itacaramby da Silva Centro Universitário EuroAmericano de Brasília, UniEuro, Discente do Curso de Fisioterapia, Brasília, DF.
  • Samara Marília Rodrigues Araújo Centro Universitário EuroAmericano de Brasília, UniEuro, Discente do Curso de Fisioterapia, Brasília, DF.
  • Letícia Meda Vendrusculo Fangel Faculdade de Ceilândia/ Universidade de Brasília, FCE/UnB, Docente do Curso de Terapia Ocupacional, Brasília, DF.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p427-441

Palavras-chave:

Morte, Música, Gilberto Gil, Profissionais de Saúde, Saudade.

Resumo

Morte e Morrer são abordados na canção “Não tenho medo da morte”, do cantor, compositor e instrumentista Gilberto Gil, cujos versos e estrofes serão analisados no presente estudo, por meio da análise de conteúdo. Aspectos físicos e biológicos, questões psicológicas, naturalidade dos fenômenos e a saudade que fica após a morte, constituirão a abordagem, e observaremos que a morte ainda se insere no meio social como algo ruim e devastador e que, pensar na própria morte ou seguir a vida sem as pessoas a quem se ama, tornar-se-á uma tarefa árdua para quem nunca quis encarar a realidade de que tudo tem um princípio, meio e fim.

 

Biografia do Autor

Hudson Azevedo Pinheiro, Ambulatório de Referência em Geriatria e Gerontologia da Policlínica de Taguatinga/DIRASE/SRSSO/SESDF, Brasília, DF. Centro Universitário EuroAmericano de Brasília (UniEuro), Docente do Curso de Fisioterapia, Brasília, DF.

Ambulatório de Referência em Geriatria e Gerontologia da Policlínica de Taguatinga/DIRASE/SRSSO/SESDF, Brasília, DF. Centro Universitário EuroAmericano de Brasília (UniEuro), Docente do Curso de Fisioterapia, Brasília, DF. 

 

 

Rosane Maiara Itacaramby da Silva, Centro Universitário EuroAmericano de Brasília, UniEuro, Discente do Curso de Fisioterapia, Brasília, DF.

Centro Universitário EuroAmericano de Brasília, UniEuro, Discente do Curso de Fisioterapia, Brasília, DF.

 

Samara Marília Rodrigues Araújo, Centro Universitário EuroAmericano de Brasília, UniEuro, Discente do Curso de Fisioterapia, Brasília, DF.

Centro Universitário EuroAmericano de Brasília, UniEuro, Discente do Curso de Fisioterapia, Brasília, DF.

 

Letícia Meda Vendrusculo Fangel, Faculdade de Ceilândia/ Universidade de Brasília, FCE/UnB, Docente do Curso de Terapia Ocupacional, Brasília, DF.

Faculdade de Ceilândia/ Universidade de Brasília, FCE/UnB, Docente do Curso de Terapia Ocupacional, Brasília, DF.

 

Downloads

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Pinheiro, H. A., Silva, R. M. I. da, Araújo, S. M. R., & Fangel, L. M. V. (2018). Análise da morte e do morrer a partir da canção “Não tenho medo da morte”, de Gilberto Gil: Um estudo qualitativo. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 427–441. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p427-441

Edição

Seção

Artigos