Efeitos de um programa de exercícios em circuito no equilíbrio e na mobilidade funcional de idosos institucionalizados

Autores

  • Erlei Justino de Assis FisioterapIa, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF), São José, SC, Brasil.
  • Lisiane Piazza Luza FisioterapIa, Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.
  • Sara Maria Soffiatti Dias FisioterapIa, Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.
  • Maiara Lohn de Farias Fisioterapia, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF), São José, SC, Brasil.
  • Bianca Andrade de Sousa Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p331-345

Palavras-chave:

Idoso, Exercício, Equilíbrio Postural.

Resumo

Este estudo analisou a eficácia de um programa de 12 semanas de exercícios em circuito no equilíbrio e na mobilidade funcional de idosos institucionalizados, sendo este aplicado três vezes por semana, com duração de 15 a 20 minutos por sessão e embora não tenham ocorrido melhoras significativas, acredita-se que o circuito foi efetivo para manutenção do equilíbrio e da mobilidade funcional dos idosos participantes do estudo auxiliando na prevenção das perdas progressivas decorrentes do processo de envelhecimento.

 

Biografia do Autor

Erlei Justino de Assis, FisioterapIa, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF), São José, SC, Brasil.

Fisioterapeuta, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF), São José, SC, Brasil.

 

Lisiane Piazza Luza, FisioterapIa, Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.

Fisioterapeuta, Doutoranda em Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.

 

Sara Maria Soffiatti Dias, FisioterapIa, Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.

Fisioterapeuta, mestranda em Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.

 

Maiara Lohn de Farias, Fisioterapia, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF), São José, SC, Brasil.

Fisioterapeuta, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF), São José, SC, Brasil.

 

Bianca Andrade de Sousa, Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.

Psicóloga, mestranda em Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Assis, E. J. de, Luza, L. P., Dias, S. M. S., Farias, M. L. de, & Sousa, B. A. de. (2018). Efeitos de um programa de exercícios em circuito no equilíbrio e na mobilidade funcional de idosos institucionalizados. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 331–345. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p331-345

Edição

Seção

Artigos