Percepção da Qualidade de Vida de Idosos: Revisão Integrativa da Literatura

Autores

  • Juliana Fernandes-Eloi Doutora em Psicologia, Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Mestre e Graduada em Psicologia, UNIFOR. Graduação em Pedagogia, Universidade Estadual do Ceará, UECE. Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atualmente é Professora da Graduação em Psicologia, no Centro Universitário Estácio do Ceará, e da Graduação em Psicologia, no Centro Universitário Christus.
  • Marina Duarte Ferreira Dias Graduada em Psicologia, Centro Universitário Estácio do Ceará. Participa do Núcleo de Estudos em Psicologia, Gênero e Política, NUPEX (Estácio). Participa do Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: Casais, Família e Comunidade, Lesplexos (vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UNIFOR).
  • Tainara Rodrigues Teixeira Nunes - Graduada em Psicologia, Centro Universitário Estácio do Ceará. Participa do Núcleo de Estudos em Psicologia, Gênero e Política, NUPEX (Estácio). Participa do Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: Casais, Família e Comunidade, Lesplexos (vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UNIFOR).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p389-407

Palavras-chave:

Idosos, Qualidade de vida, Envelhecimento, Revisão integrativa, Psicologia.

Resumo

O Brasil vive um processo de transição demográfica pelo aumento da longevidade do ser humano; no entanto, viver mais não significa necessariamente viver com mais qualidade. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo caracterizar a produção de artigos relacionados à qualidade de vida (QV) dos idosos, no período de 2007 a 2017, nas bases de dados SciELO e PePSIC. Utilizou-se a revisão integrativa para realização do estudo descritivo de caráter quanti-qualitativo. Foram selecionados quatorze estudos caracterizados nas categorias: a) a percepção subjetiva da QV na velhice; b) os diversos fatores que influenciam a QV na velhice; e c) os aspectos cognitivos que podem intervir na QV dos idosos. Conclui-se que existe um número limitado de produções que articulam a QV na Velhice e Psicologia, e que a percepção subjetiva dos idosos é um significativo caminho para se apreender sobre este fenômeno.

 

Biografia do Autor

Juliana Fernandes-Eloi, Doutora em Psicologia, Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Mestre e Graduada em Psicologia, UNIFOR. Graduação em Pedagogia, Universidade Estadual do Ceará, UECE. Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atualmente é Professora da Graduação em Psicologia, no Centro Universitário Estácio do Ceará, e da Graduação em Psicologia, no Centro Universitário Christus.

Doutora em Psicologia, Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Mestre e Graduada em Psicologia, UNIFOR. Graduação em Pedagogia, Universidade Estadual do Ceará, UECE. Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atualmente é Professora da Graduação em Psicologia, no Centro Universitário Estácio do Ceará, e da Graduação em Psicologia, no Centro Universitário Christus.

 

Marina Duarte Ferreira Dias, Graduada em Psicologia, Centro Universitário Estácio do Ceará. Participa do Núcleo de Estudos em Psicologia, Gênero e Política, NUPEX (Estácio). Participa do Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: Casais, Família e Comunidade, Lesplexos (vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UNIFOR).

Graduada em Psicologia, Centro Universitário Estácio do Ceará. Participa do Núcleo de Estudos em Psicologia, Gênero e Política, NUPEX (Estácio). Participa do Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: Casais, Família e Comunidade, Lesplexos (vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UNIFOR).

 

Tainara Rodrigues Teixeira Nunes, - Graduada em Psicologia, Centro Universitário Estácio do Ceará. Participa do Núcleo de Estudos em Psicologia, Gênero e Política, NUPEX (Estácio). Participa do Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: Casais, Família e Comunidade, Lesplexos (vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UNIFOR).

 Graduada em Psicologia, Centro Universitário Estácio do Ceará. Participa do Núcleo de Estudos em Psicologia, Gênero e Política, NUPEX (Estácio). Participa do Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: Casais, Família e Comunidade, Lesplexos (vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UNIFOR).

 

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Fernandes-Eloi, J., Dias, M. D. F., & Nunes, T. R. T. (2018). Percepção da Qualidade de Vida de Idosos: Revisão Integrativa da Literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 389–407. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p389-407

Edição

Seção

Artigos