Métodos de avaliação da dupla deficiência sensorial em idosos. Uma revisão integrativa

Autores

  • Priscila Margutti Graduação em Fonoaudiologia, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP. Mestrado em fonoaudiologia (em andamento) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo bolsista CNPq. Possui experiência nas áreas de Fonoaudiologia, com enfâse em audiologia.
  • Teresa Maria Momensohn-Santos Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Atualmente é diretor clínico e de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da Audição Momensohn Santos. Sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, membro da Academia Brasileira de Audiologia, da Academia Americana de Audiologia e da Sociedade Internacional de Audiologia; autora dos livros: A Prática da Audiologia; Audiologia Infantil; Aplicação do mascaramento em audiologia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p497-523

Palavras-chave:

Idoso, Dupla Deficiência Sensorial, Revisão Integrativa.

Resumo

O objetivo é realizar revisão sobre os métodos de avaliação utilizados para identificar a dupla deficiência sensorial em idosos. Como método, a busca por artigos sobre dupla deficiência sensorial em idosos, nas bases de dados PubMed, Scopus e BVS. Resultados: Foram selecionados 17 estudos: a 8 utilizaram-se métodos subjetivos; a 5, métodos objetivos e; e a 03, ambos os métodos. Concluiu-se que não houve padronização na forma de avaliar essa população entre os estudos que abordaram a dupla deficiência sensorial em idosos.

 

Biografia do Autor

Priscila Margutti, Graduação em Fonoaudiologia, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP. Mestrado em fonoaudiologia (em andamento) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo bolsista CNPq. Possui experiência nas áreas de Fonoaudiologia, com enfâse em audiologia.

Graduação em Fonoaudiologia, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP. Mestrado em fonoaudiologia (em andamento) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo bolsista CNPq. Possui experiência nas áreas de Fonoaudiologia, com enfâse em audiologia.

 

Teresa Maria Momensohn-Santos, Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Atualmente é diretor clínico e de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da Audição Momensohn Santos. Sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, membro da Academia Brasileira de Audiologia, da Academia Americana de Audiologia e da Sociedade Internacional de Audiologia; autora dos livros: A Prática da Audiologia; Audiologia Infantil; Aplicação do mascaramento em audiologia.

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Atualmente é diretor clínico e de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da Audição Momensohn Santos. Sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, membro da Academia Brasileira de Audiologia, da Academia Americana de Audiologia e da Sociedade Internacional de Audiologia; autora dos livros: A Prática da Audiologia; Audiologia Infantil; Aplicação do mascaramento em audiologia.

 

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Margutti, P., & Momensohn-Santos, T. M. (2019). Métodos de avaliação da dupla deficiência sensorial em idosos. Uma revisão integrativa. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 497–523. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p497-523

Edição

Seção

Artigos