Métodos de evaluación de la discapacidad sensorial doble en los ancianos. Una revisión integradora

Autores/as

  • Priscila Margutti Graduação em Fonoaudiologia, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP. Mestrado em fonoaudiologia (em andamento) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo bolsista CNPq. Possui experiência nas áreas de Fonoaudiologia, com enfâse em audiologia.
  • Teresa Maria Momensohn-Santos Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Atualmente é diretor clínico e de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da Audição Momensohn Santos. Sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, membro da Academia Brasileira de Audiologia, da Academia Americana de Audiologia e da Sociedade Internacional de Audiologia; autora dos livros: A Prática da Audiologia; Audiologia Infantil; Aplicação do mascaramento em audiologia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p497-523

Palabras clave:

Ancianos, Deficiencia sensorial doble, Revisión integradora.

Resumen

El objetivo es revisar los métodos de evaluación utilizados para identificar la discapacidad sensorial doble en los ancianos. Como método, la búsqueda de artículos sobre discapacidad sensorial doble en los ancianos en las bases de datos PubMed, Scopus y VHL. Resultados: se seleccionaron 17 estudios: 8 con métodos subjetivos; a 5, métodos objetivos y; y 03, ambos métodos. Se concluyó que no había estandarización en la forma de evaluar a esta población entre los estudios que abordaron la deficiencia sensorial doble en los ancianos.

Palabras clave: Ancianos; Deficiencia sensorial doble; Revisión integradora.

Biografía del autor/a

Priscila Margutti, Graduação em Fonoaudiologia, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP. Mestrado em fonoaudiologia (em andamento) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo bolsista CNPq. Possui experiência nas áreas de Fonoaudiologia, com enfâse em audiologia.

Graduação em Fonoaudiologia, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP. Mestrado em fonoaudiologia (em andamento) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo bolsista CNPq. Possui experiência nas áreas de Fonoaudiologia, com enfâse em audiologia.

 

Teresa Maria Momensohn-Santos, Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Atualmente é diretor clínico e de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da Audição Momensohn Santos. Sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, membro da Academia Brasileira de Audiologia, da Academia Americana de Audiologia e da Sociedade Internacional de Audiologia; autora dos livros: A Prática da Audiologia; Audiologia Infantil; Aplicação do mascaramento em audiologia.

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Atualmente é diretor clínico e de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da Audição Momensohn Santos. Sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, membro da Academia Brasileira de Audiologia, da Academia Americana de Audiologia e da Sociedade Internacional de Audiologia; autora dos livros: A Prática da Audiologia; Audiologia Infantil; Aplicação do mascaramento em audiologia.

 

Publicado

2019-03-30

Cómo citar

Margutti, P., & Momensohn-Santos, T. M. (2019). Métodos de evaluación de la discapacidad sensorial doble en los ancianos. Una revisión integradora. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 497–523. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p497-523

Número

Sección

Artigos