Insegurança Alimentar em famílias em que o idoso é o principal provedor

Autores

  • Queren Rute Barbosa Silva Curso de Nutrição do Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Paulista, UNIP. Brasília, DF. Brasil.
  • Fernanda Cristina de Jesus Colares Bento Curso de Nutrição. Instituto de Ciências da Saúde. Universidade Paulista, UNIP. Brasília, DF. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p231-249

Palavras-chave:

Segurança Alimentar e Nutricional, Idosos, Direito à Alimentação Adequada.

Resumo

O presente estudo aborda a questão da segurança alimentar, em famílias mantidas economicamente por idosos usuários do Programa Bolsa Família, tendo sido realizado na Unidade do Programa Bolsa Família, do Jardim Ingá, na cidade de Luziânia, estado de Goiás, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo. Participaram da pesquisa 25 indivíduos com idade de 60 ou mais anos.  Foi identificada a prevalência de segurança alimentar em 8% das famílias; 24% com insegurança leve; 40% com insegurança moderada; e, por fim, 28% com insegurança alimentar grave. A insegurança alimentar observada evidencia a necessidade contínua de estudos para monitorarem a condição alimentar e nutricional das famílias brasileiras, especialmente a de seus idosos.

 

Biografia do Autor

Queren Rute Barbosa Silva, Curso de Nutrição do Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Paulista, UNIP. Brasília, DF. Brasil.

Estudante de nutrição. Curso de Nutrição do Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Paulista, UNIP. Brasília, DF. Brasil.                                                     

Fernanda Cristina de Jesus Colares Bento, Curso de Nutrição. Instituto de Ciências da Saúde. Universidade Paulista, UNIP. Brasília, DF. Brasil.

Nutricionista. Mestre. Professora do curso de Nutrição. Instituto de Ciências da Saúde. Universidade Paulista, UNIP. Brasília, DF. Brasil.                                    

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Silva, Q. R. B., & Bento, F. C. de J. C. (2019). Insegurança Alimentar em famílias em que o idoso é o principal provedor. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 231–249. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p231-249

Edição

Seção

Artigos