Relação entre a espiritualidade/religiosidade e a funcionalidade de idosos: uma revisão sistemática.

Autores

  • Bianca Andrade de Sousa Graduada em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Mestranda em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.
  • Alexandre Nascimento Graduado em Licenciatura em Educação Física, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.
  • Franciele Cascaes da Silva Graduada em Fisioterapia, Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutoranda em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.
  • Alexandro Andrade Professor Titular do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, CEFID/UDESC e IFSC, atuando na Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão. Professor Doutor na Graduação e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Catarina, UDESC.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p539-561

Palavras-chave:

Religião, Espiritualidade, Idoso.

Resumo

Este estudo analisou a associação entre a religiosidade/espiritualidade (R/E) e a funcionalidade em idosos, por meio de uma revisão sistemática. As buscas foram realizadas nas bases eletrônicas PubMed, Scopus, PsycInfo e nas referências dos artigos selecionados: originais, em português, espanhol e inglês, incluindo-se estudos publicados nos últimos 10 anos, com os descritores selecionados da lista de Descritores em Ciências da Saúde (Decs), seguindo-se as recomendações da Declaração PRISMA. Com base nos achados, foi possível verificar que existe relação positiva entre a R/E e a funcionalidade em idosos, além de identificar dimensões da R/E, que podem promover melhor funcionalidade. No entanto, este tema deve ser melhor investigado.

 

Biografia do Autor

Bianca Andrade de Sousa, Graduada em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Mestranda em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

Graduada em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Mestranda em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

 

Alexandre Nascimento, Graduado em Licenciatura em Educação Física, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

Graduado em Licenciatura em Educação Física, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

 

Franciele Cascaes da Silva, Graduada em Fisioterapia, Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutoranda em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

Graduada em Fisioterapia, Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutoranda em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

 

Alexandro Andrade, Professor Titular do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, CEFID/UDESC e IFSC, atuando na Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão. Professor Doutor na Graduação e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Catarina, UDESC.

Professor Titular do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, CEFID/UDESC e IFSC, atuando na Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão. Professor Doutor na Graduação e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Catarina, UDESC.

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Sousa, B. A. de, Nascimento, A., Silva, F. C. da, & Andrade, A. (2019). Relação entre a espiritualidade/religiosidade e a funcionalidade de idosos: uma revisão sistemática. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 539–561. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p539-561

Edição

Seção

Artigos