Práticas intergeracionais e Longevidade

Autores

  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici Linguista. Professora Assistente Doutor da FAFICLA/PUC-SP. Docente, pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.
  • Sonia Azevedo Menezes Prata Silva Fuentes Pós-doc em Gerontologia, Doutora em Psicologia Clínica, Mestra em Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail:
  • Nadia Dumara Ruiz Silveira Pedagoga. Doutora em Ciências Sociais, USP. Mestre em Ciências Sociais, PUC-SP. Docente e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e do Programa de Estudos Pós˗Graduados em Educação: Currículo, PUC-SP. Líder do grupo de pesquisa Educação, Longevidade e Qualidade de Vida, PUC-SP.
  • Maria Helena Villas Bôas Concone Antropóloga. Profa. Titular do Departamento de Antropologia, Faculdade de Ciências Sociais/PUC-SP. Docente, Pesquisadora, nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, PUC-SP e em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p481-503

Palavras-chave:

Práticas intergeracionais, Atividades socioculturais, Ocupação produtiva do tempo livre, Velhice.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a importância de práticas intergeracionais junto a pessoas longevas. Jovens em situação de vulnerabilidade social, frequentadores de uma instituição, o Projeto Quixote, são orientados para assumir o papel de agentes socioculturais, quando partilham com idosos, frequentadores do Centro-Dia Pasárgada, de atividades de ocupação do tempo livre. Tendo como meta a reaproximação de membros de ambas as gerações, foi desenvolvida uma pesquisa-ação, de caráter educacional, sendo aplicado o método qualitativo à luz da fundamentação gerontológica, complementado pela observação-participante, com registro em Diário de Pesquisa. A metodologia previu uma série de Oficinas, que foram sendo, no seu decorrer, avaliadas, sofrendo as mudanças necessárias. Os resultados, sob o olhar dos participantes, apontaram as oportunidades intergeracionais como muito bem-sucedidas, além de promissoras porque fundadas na fraternidade, sendo capazes de aproximar jovens e idosos, e especialmente mudar seu cotidiano de vida.

 

Biografia do Autor

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, Linguista. Professora Assistente Doutor da FAFICLA/PUC-SP. Docente, pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

Linguista. Professora Assistente Doutor da FAFICLA/PUC-SP. Docente, pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

 

Sonia Azevedo Menezes Prata Silva Fuentes, Pós-doc em Gerontologia, Doutora em Psicologia Clínica, Mestra em Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail:

Psicóloga. Pós-doc em Gerontologia, Doutora em Psicologia Clínica, Mestra em Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 

Nadia Dumara Ruiz Silveira, Pedagoga. Doutora em Ciências Sociais, USP. Mestre em Ciências Sociais, PUC-SP. Docente e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e do Programa de Estudos Pós˗Graduados em Educação: Currículo, PUC-SP. Líder do grupo de pesquisa Educação, Longevidade e Qualidade de Vida, PUC-SP.

Pedagoga. Doutora em Ciências Sociais, USP. Mestre em Ciências Sociais, PUC-SP. Docente e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e do Programa de Estudos Pós˗Graduados em Educação: Currículo, PUC-SP. Líder do grupo de pesquisa Educação, Longevidade e Qualidade de Vida, PUC-SP.

 

Maria Helena Villas Bôas Concone, Antropóloga. Profa. Titular do Departamento de Antropologia, Faculdade de Ciências Sociais/PUC-SP. Docente, Pesquisadora, nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, PUC-SP e em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

Antropóloga. Profa. Titular do Departamento de Antropologia, Faculdade de Ciências Sociais/PUC-SP. Docente, Pesquisadora, nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, PUC-SP e em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

 

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Lodovici, F. M. M., Fuentes, S. A. M. P. S., Silveira, N. D. R., & Concone, M. H. V. B. (2018). Práticas intergeracionais e Longevidade. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 481–503. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p481-503

Edição

Seção

Artigos