Intergenerational practices and Longevity

Authors

  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici Linguista. Professora Assistente Doutor da FAFICLA/PUC-SP. Docente, pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.
  • Sonia Azevedo Menezes Prata Silva Fuentes Pós-doc em Gerontologia, Doutora em Psicologia Clínica, Mestra em Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail:
  • Nadia Dumara Ruiz Silveira Pedagoga. Doutora em Ciências Sociais, USP. Mestre em Ciências Sociais, PUC-SP. Docente e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e do Programa de Estudos Pós˗Graduados em Educação: Currículo, PUC-SP. Líder do grupo de pesquisa Educação, Longevidade e Qualidade de Vida, PUC-SP.
  • Maria Helena Villas Bôas Concone Antropóloga. Profa. Titular do Departamento de Antropologia, Faculdade de Ciências Sociais/PUC-SP. Docente, Pesquisadora, nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, PUC-SP e em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p481-503

Keywords:

Intergenerational practices, Sociocultural activities, Productive occupation of free time, Old age.

Abstract

This article aims to present the results of a research about the importance of intergenerational practices with longevity people. Young people in socially vulnerable situations, who go to an institution, the Quixote Project, are oriented to take on the role of socio-cultural agents when they share activities with the elderly in the Pasárgada Day-Care Center. Aiming at the rapprochement of members of both generations, an educational action research was developed, and the qualitative method was applied in light of the gerontological foundation, complemented by the participant observation, registered in the Research Journal. The methodology foresaw a series of workshops, which were evaluated throughout the course, undergoing the necessary changes. The results, in the eyes of the participants, pointed out the intergenerational opportunities as very successful, as well as promising because they are founded on fraternity, being able to bring young and old together and change their daily life.

Author Biographies

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, Linguista. Professora Assistente Doutor da FAFICLA/PUC-SP. Docente, pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

Linguista. Professora Assistente Doutor da FAFICLA/PUC-SP. Docente, pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

 

Sonia Azevedo Menezes Prata Silva Fuentes, Pós-doc em Gerontologia, Doutora em Psicologia Clínica, Mestra em Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail:

Psicóloga. Pós-doc em Gerontologia, Doutora em Psicologia Clínica, Mestra em Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 

Nadia Dumara Ruiz Silveira, Pedagoga. Doutora em Ciências Sociais, USP. Mestre em Ciências Sociais, PUC-SP. Docente e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e do Programa de Estudos Pós˗Graduados em Educação: Currículo, PUC-SP. Líder do grupo de pesquisa Educação, Longevidade e Qualidade de Vida, PUC-SP.

Pedagoga. Doutora em Ciências Sociais, USP. Mestre em Ciências Sociais, PUC-SP. Docente e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e do Programa de Estudos Pós˗Graduados em Educação: Currículo, PUC-SP. Líder do grupo de pesquisa Educação, Longevidade e Qualidade de Vida, PUC-SP.

 

Maria Helena Villas Bôas Concone, Antropóloga. Profa. Titular do Departamento de Antropologia, Faculdade de Ciências Sociais/PUC-SP. Docente, Pesquisadora, nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, PUC-SP e em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

Antropóloga. Profa. Titular do Departamento de Antropologia, Faculdade de Ciências Sociais/PUC-SP. Docente, Pesquisadora, nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, PUC-SP e em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

 

Published

2018-12-30

How to Cite

Lodovici, F. M. M., Fuentes, S. A. M. P. S., Silveira, N. D. R., & Concone, M. H. V. B. (2018). Intergenerational practices and Longevity. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 481–503. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p481-503

Issue

Section

Artigos