Idosos, aplicativos e smartphone: uma revisão integrativa.

Autores

  • Márcia Barros de Sales Departamento de Ciências da Administração, CAD, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. E-mail:
  • Juliana Jesus de Souza Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina. Enfermeira do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago/UFSC. Florianópolis, SC.
  • André Barros de Sales Ciência da Computação. Professor Associado II da Faculdade do Gama da Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p131-151

Palavras-chave:

Idoso, Aplicativos, Smartphone, Dispositivos Móveis, Usabilidade, Acessibilidade.

Resumo

RESUMO: Este artigo pretende analisar pesquisas já consolidadas, de âmbito nacional e internacional, sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), disponibilizadas em smartphones direcionadas para usuários idosos. A metodologia usa revisão integrativa com publicações compreendidas entre 2009 e 2018, em base de dados indexadas como: SCOPUS, Journal Citation Reports (JCR), Association for Computing Machinery (ACM) e Google Scholar, da área de informática relacionadas a área de Interface Humano-Computador. Entre os resultados destacam-se: a análise e sistematização de 23 estudos e a sua categorização em: a) estudos desenvolvidos para benefício da saúde do idoso; e b) pesquisas sobre a avaliação de usabilidade de smartphones e aplicativos para o usuário idoso, conforme o contexto em que foram analisados, desenvolvidos ou avaliados.

 

Biografia do Autor

Márcia Barros de Sales, Departamento de Ciências da Administração, CAD, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. E-mail:

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora Associada I do Departamento de Ciências da Administração, CAD, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

 

Juliana Jesus de Souza, Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina. Enfermeira do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago/UFSC. Florianópolis, SC.

Mestrado em Informática em Saúde. Graduação em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina. Enfermeira do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago/UFSC. Florianópolis, SC.

 

André Barros de Sales, Ciência da Computação. Professor Associado II da Faculdade do Gama da Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF.

Doutor em Ciência da Computação, Université Paul Sabaiter Toulouse, França. Professor Associado II da Faculdade do Gama da Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-1728-6063

 

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Sales, M. B. de, Souza, J. J. de, & Sales, A. B. de. (2019). Idosos, aplicativos e smartphone: uma revisão integrativa. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 131–151. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p131-151

Edição

Seção

Artigos