Associação entre a ocorrência de quedas e a hipovitaminose D em idosos.

Sabrina da Silva Caires, Adriano Almeida Souza, Lucas dos Santos, Lélia Lessa Teixeira Pinto, João de Souza Leal Neto, Cláudio Bispo de Almeida, Cezar Augusto Casotti

Resumo


Analisar os fatores associados à ocorrência de quedas em idosos residentes em comunidade. Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal, de base populacional. Obtiveram-se informações sociodemográficas, nível de atividade física, funcionalidade, quedas, índice de massa corporal e concentração de vitamina D. Participaram do estudo 289 idosos, tendo a hipovitaminose D associada à ocorrência de quedas. Os achados servem de subsídios para o planejamento de ações, as quais possibilitem melhores condições de saúde à população idosa.

 


Palavras-chave


Envelhecimento; Acidentes por Quedas; Vitamina D; Saúde do idoso.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p227-240

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.