Associação entre a ocorrência de quedas e a hipovitaminose D em idosos.

Autores

  • Sabrina da Silva Caires Fisioterapia, Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Cidade de Jequié, estado da Bahia, Brasil.
  • Adriano Almeida Souza Educação Física, Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil.
  • Lucas dos Santos Educação Física, Mestrando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil.
  • Lélia Lessa Teixeira Pinto Educação Física. Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil.
  • João de Souza Leal Neto Educação Física. Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, estado da Bahia, Brasil.
  • Cláudio Bispo de Almeida Educação Física. Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil. Filiado à Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
  • Cezar Augusto Casotti Professor Titular. Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-6636-8009

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p227-240

Palavras-chave:

Envelhecimento, Acidentes por Quedas, Vitamina D, Saúde do idoso.

Resumo

Analisar os fatores associados à ocorrência de quedas em idosos residentes em comunidade. Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal, de base populacional. Obtiveram-se informações sociodemográficas, nível de atividade física, funcionalidade, quedas, índice de massa corporal e concentração de vitamina D. Participaram do estudo 289 idosos, tendo a hipovitaminose D associada à ocorrência de quedas. Os achados servem de subsídios para o planejamento de ações, as quais possibilitem melhores condições de saúde à população idosa.

 

Biografia do Autor

Sabrina da Silva Caires, Fisioterapia, Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Cidade de Jequié, estado da Bahia, Brasil.

Graduanda em Fisioterapia, Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Cidade de Jequié, estado da Bahia, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-2263-8817

 

Adriano Almeida Souza, Educação Física, Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil.

Graduando em Educação Física, Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.  Jequié, estado da Bahia, Brasil.

E-mail: almeidaef@outlook.com

Lucas dos Santos, Educação Física, Mestrando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil.

Profissional de Educação Física, Mestrando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.  Jequié, estado da Bahia, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-8195-8856

 

Lélia Lessa Teixeira Pinto, Educação Física. Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil.

Profissional de Educação Física. Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-2923-6928

 

João de Souza Leal Neto, Educação Física. Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, estado da Bahia, Brasil.

Profissional de Educação Física. Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, estado da Bahia, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-9430-1215

 

Cláudio Bispo de Almeida, Educação Física. Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil. Filiado à Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

Profissional de Educação Física. Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil. Filiado à Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-9486-7163

 

Cezar Augusto Casotti, Professor Titular. Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-6636-8009

Professor Titular. Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.  Jequié, estado da Bahia, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-6636-8009

 

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Caires, S. da S., Souza, A. A., Santos, L. dos, Pinto, L. L. T., Leal Neto, J. de S., Almeida, C. B. de, & Casotti, C. A. (2019). Associação entre a ocorrência de quedas e a hipovitaminose D em idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 227–240. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p227-240

Edição

Seção

Artigos