Asociación entre la aparición de caídas y la hipovitaminosis D en ancianos

Autores/as

  • Sabrina da Silva Caires Fisioterapia, Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Cidade de Jequié, estado da Bahia, Brasil.
  • Adriano Almeida Souza Educação Física, Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil.
  • Lucas dos Santos Educação Física, Mestrando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil.
  • Lélia Lessa Teixeira Pinto Educação Física. Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil.
  • João de Souza Leal Neto Educação Física. Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, estado da Bahia, Brasil.
  • Cláudio Bispo de Almeida Educação Física. Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil. Filiado à Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
  • Cezar Augusto Casotti Professor Titular. Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-6636-8009

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p227-240

Palabras clave:

Envejecimiento, Accidentes de caídas, Vitamina D, Salud de ancianos.

Resumen

Analizar los factores asociados con la ocurrencia de caídas en residentes de la comunidad de ancianos. Este es un estudio epidemiológico, transversal, basado en la población. Se obtuvieron información sociodemográfica, nivel de actividad física, funcionalidad, caídas, índice de masa corporal y concentración de vitamina D. 289 personas mayores participaron en el estudio, con hipovitaminosis D asociada con la aparición de caídas. Los resultados sirven como subsidios para planificar acciones que permitan mejores condiciones de salud para la población de edad avanzada.

Biografía del autor/a

Sabrina da Silva Caires, Fisioterapia, Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Cidade de Jequié, estado da Bahia, Brasil.

Graduanda em Fisioterapia, Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Cidade de Jequié, estado da Bahia, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-2263-8817

 

Adriano Almeida Souza, Educação Física, Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil.

Graduando em Educação Física, Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.  Jequié, estado da Bahia, Brasil.

E-mail: almeidaef@outlook.com

Lucas dos Santos, Educação Física, Mestrando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil.

Profissional de Educação Física, Mestrando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.  Jequié, estado da Bahia, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-8195-8856

 

Lélia Lessa Teixeira Pinto, Educação Física. Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil.

Profissional de Educação Física. Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-2923-6928

 

João de Souza Leal Neto, Educação Física. Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, estado da Bahia, Brasil.

Profissional de Educação Física. Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, estado da Bahia, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-9430-1215

 

Cláudio Bispo de Almeida, Educação Física. Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil. Filiado à Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

Profissional de Educação Física. Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil. Filiado à Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-9486-7163

 

Cezar Augusto Casotti, Professor Titular. Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, estado da Bahia, Brasil. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-6636-8009

Professor Titular. Departamento de Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.  Jequié, estado da Bahia, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-6636-8009

 

Publicado

2019-09-30

Cómo citar

Caires, S. da S., Souza, A. A., Santos, L. dos, Pinto, L. L. T., Leal Neto, J. de S., Almeida, C. B. de, & Casotti, C. A. (2019). Asociación entre la aparición de caídas y la hipovitaminosis D en ancianos. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 227–240. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p227-240

Número

Sección

Artigos