Contribuições do exercício físico à saúde de idosos com Diabetes Mellitus

Autores

  • Lucas dos Santos Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física e Mestrando em Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE/UESB); Grupo de Estudos e Pesquisa em Fisiologia Cardiometabólica e Exercício (GEFEX/UESB).
  • Beatriz dos Santos Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciada em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • Antonio José Pinheiro Júnior Licenciado em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
  • Raquel dos Santos Graduanda em Nutrição, Faculdade Maria Milza (FAMAM).
  • Ricardo Simeão Barbosa de Jesus Graduando em Nutrição, Faculdade Maria Milza (FAMAM).
  • Anderson Gutierres Andrade Dias Santos Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
  • Murilo Santos de Oliveira Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • José Ailton Oliveira Carneiro Licenciado em Educação Física; Doutor em Ciências da Saúde; Professor Titular do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE/UESB).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p575-593

Palavras-chave:

Saúde do idoso, Diabetes Mellitus, Terapia por Exercício.

Resumo

Este estudo se propôs averiguar as contribuições do exercício físico à saúde de idosos com diabetes mellitus. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada nas bases de dados Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), utilizando os descritores “elderly, “aerobic exercise”, “resistance training" e "diabetes mellitus”. O exercício físico mostrou-se eficiente em promover melhorias em indicadores de risco cardiovascular, níveis de pressão e rigidez arterial, aptidão física e sintomatologia depressiva em idosos diabéticos.

Biografia do Autor

Lucas dos Santos, Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física e Mestrando em Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE/UESB); Grupo de Estudos e Pesquisa em Fisiologia Cardiometabólica e Exercício (GEFEX/UESB).

Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física e Mestrando em Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE/UESB); Grupo de Estudos e Pesquisa em Fisiologia Cardiometabólica e Exercício (GEFEX/UESB).

 

Beatriz dos Santos, Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciada em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciada em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

Antonio José Pinheiro Júnior, Licenciado em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Licenciado em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

 

Raquel dos Santos, Graduanda em Nutrição, Faculdade Maria Milza (FAMAM).

Graduanda em Nutrição, Faculdade Maria Milza (FAMAM).

 

Ricardo Simeão Barbosa de Jesus, Graduando em Nutrição, Faculdade Maria Milza (FAMAM).

Graduando em Nutrição, Faculdade Maria Milza (FAMAM).

 

Anderson Gutierres Andrade Dias Santos, Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

 

Murilo Santos de Oliveira, Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

José Ailton Oliveira Carneiro, Licenciado em Educação Física; Doutor em Ciências da Saúde; Professor Titular do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE/UESB).

Licenciado em Educação Física; Doutor em Ciências da Saúde; Professor Titular do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE/UESB).

 

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Santos, L. dos, Santos, B. dos, Pinheiro Júnior, A. J., Santos, R. dos, Jesus, R. S. B. de, Santos, A. G. A. D., Oliveira, M. S. de, & Carneiro, J. A. O. (2019). Contribuições do exercício físico à saúde de idosos com Diabetes Mellitus. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 575–593. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p575-593

Edição

Seção

Artigos