Contribuciones del ejercicio físico para la salud de ancianos con Diabetes Mellitus

Autores/as

  • Lucas dos Santos Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física e Mestrando em Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE/UESB); Grupo de Estudos e Pesquisa em Fisiologia Cardiometabólica e Exercício (GEFEX/UESB).
  • Beatriz dos Santos Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciada em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • Antonio José Pinheiro Júnior Licenciado em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
  • Raquel dos Santos Graduanda em Nutrição, Faculdade Maria Milza (FAMAM).
  • Ricardo Simeão Barbosa de Jesus Graduando em Nutrição, Faculdade Maria Milza (FAMAM).
  • Anderson Gutierres Andrade Dias Santos Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
  • Murilo Santos de Oliveira Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • José Ailton Oliveira Carneiro Licenciado em Educação Física; Doutor em Ciências da Saúde; Professor Titular do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE/UESB).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p575-593

Palabras clave:

Salud del Anciano, Diabetes Mellitus, Terapia por Ejercicio.

Resumen

Este estudio se propuso averiguar las contribuciones del ejercicio físico para la salud de ancianos con diabetes mellitus. Se trata de una revisión integrativa de la literatura, realizada en las bases de datos Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) y Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), utilizando los descriptores “elderly”, “aerobic exercise”, “resistance training” y “diabetes mellitus”. El ejercicio físico se mostró eficiente en promover mejorías en los indicadores de riesgo cardiovascular, los niveles de presión y rigidez arterial, la aptitud física y la sintomatología depresiva en ancianos diabéticos.

Biografía del autor/a

Lucas dos Santos, Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física e Mestrando em Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE/UESB); Grupo de Estudos e Pesquisa em Fisiologia Cardiometabólica e Exercício (GEFEX/UESB).

Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física e Mestrando em Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE/UESB); Grupo de Estudos e Pesquisa em Fisiologia Cardiometabólica e Exercício (GEFEX/UESB).

 

Beatriz dos Santos, Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciada em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciada em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

Antonio José Pinheiro Júnior, Licenciado em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Licenciado em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

 

Raquel dos Santos, Graduanda em Nutrição, Faculdade Maria Milza (FAMAM).

Graduanda em Nutrição, Faculdade Maria Milza (FAMAM).

 

Ricardo Simeão Barbosa de Jesus, Graduando em Nutrição, Faculdade Maria Milza (FAMAM).

Graduando em Nutrição, Faculdade Maria Milza (FAMAM).

 

Anderson Gutierres Andrade Dias Santos, Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

 

Murilo Santos de Oliveira, Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Bacharel em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Licenciado em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

José Ailton Oliveira Carneiro, Licenciado em Educação Física; Doutor em Ciências da Saúde; Professor Titular do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE/UESB).

Licenciado em Educação Física; Doutor em Ciências da Saúde; Professor Titular do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Pública, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE/UESB).

 

Publicado

2019-03-30

Cómo citar

Santos, L. dos, Santos, B. dos, Pinheiro Júnior, A. J., Santos, R. dos, Jesus, R. S. B. de, Santos, A. G. A. D., Oliveira, M. S. de, & Carneiro, J. A. O. (2019). Contribuciones del ejercicio físico para la salud de ancianos con Diabetes Mellitus. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 575–593. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p575-593

Número

Sección

Artigos