Satisfação global com a vida de idosas de um Programa para a Terceira Idade no município de Teresina, PI, Bra

Autores

  • Cláudia Maria da Silva Vieira Mestre em Ciências e Saúde, UFPI. Especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais, UESPI. Graduada em licenciatura plena em Educação Física, UESPI. Professora do Instituto Federal do Maranhão, IFMA. Coordenadora do grupo de dança IFMA, Campus Pedreiras. Interlocutora do Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor IFMA, Campus Pedreiras. Instituto Federal do Maranhão, IFMA. :
  • Livia Raquel Silva Soares Graduação em Educação Física, Universidade Estadual do Piauí. Especialização em Fisiologia e Biomecânica Aplicada ao Exercício Físico, Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é Professora de Educação Física, da Secretaria Municipal de Educação do Maranhão.
  • Solange Maria Ribeiro Nunes Lages Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Ciências da Saúde. Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Piauí, UESPI. Atualmente é professor Associado I da Universidade Estadual do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, crianças, deficiente visual e terceira idade.
  • Aurinice Sampaio Irene Monte Mestre em Ciências da Saúde. Professora adjunta IV da Universidade Estadual do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.
  • Mara Jordana Magalhães Costa Professora Adjunta, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Piauí, UFPI. Campus Ministro Petrônio Portella. Bairro: Ininga, CEP: 64049-550, Teresina, Piauí, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p595-609

Palavras-chave:

Envelhecimento, Autoavaliação, Satisfação pessoal.

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a satisfação global com a vida de idosos integrantes do Programa da Terceira Idade em uma instituição de ensino superior do município de Teresina, estado do Piauí, Brasil. É do tipo transversal, quantitativo e foi realizado com uma amostra de 120 mulheres idosas de um projeto de extensão da Universidade Estadual do Piauí. Observou-se que a maioria está satisfeita com sua vida, tendo em vista que o fato de participarem de um projeto de extensão pode ter tido uma influência positiva sobre essa autoavaliação.

 

Biografia do Autor

Cláudia Maria da Silva Vieira, Mestre em Ciências e Saúde, UFPI. Especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais, UESPI. Graduada em licenciatura plena em Educação Física, UESPI. Professora do Instituto Federal do Maranhão, IFMA. Coordenadora do grupo de dança IFMA, Campus Pedreiras. Interlocutora do Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor IFMA, Campus Pedreiras. Instituto Federal do Maranhão, IFMA. :

Mestre em Ciências e Saúde, UFPI. Especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais, UESPI. Graduada em licenciatura plena em Educação Física, UESPI. Professora do Instituto Federal do Maranhão, IFMA. Coordenadora do grupo de dança IFMA, Campus Pedreiras. Interlocutora do Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor IFMA, Campus Pedreiras. Instituto Federal do Maranhão, IFMA.

 

Livia Raquel Silva Soares, Graduação em Educação Física, Universidade Estadual do Piauí. Especialização em Fisiologia e Biomecânica Aplicada ao Exercício Físico, Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é Professora de Educação Física, da Secretaria Municipal de Educação do Maranhão.

Graduação em Educação Física, Universidade Estadual do Piauí. Especialização em Fisiologia e Biomecânica Aplicada ao Exercício Físico, Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é Professora de Educação Física, da Secretaria Municipal de Educação do Maranhão.

 

Solange Maria Ribeiro Nunes Lages, Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Ciências da Saúde. Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Piauí, UESPI. Atualmente é professor Associado I da Universidade Estadual do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, crianças, deficiente visual e terceira idade.

Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Ciências da Saúde. Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Piauí, UESPI. Atualmente é professor Associado I da Universidade Estadual do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, crianças, deficiente visual e terceira idade.

 

Aurinice Sampaio Irene Monte, Mestre em Ciências da Saúde. Professora adjunta IV da Universidade Estadual do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.

Mestre em Ciências da Saúde. Professora adjunta IV da Universidade Estadual do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil. 

 

Mara Jordana Magalhães Costa, Professora Adjunta, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Piauí, UFPI. Campus Ministro Petrônio Portella. Bairro: Ininga, CEP: 64049-550, Teresina, Piauí, Brasil.

Professora Adjunta, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Piauí, UFPI. Campus Ministro Petrônio Portella. Bairro: Ininga, CEP: 64049-550, Teresina, Piauí, Brasil. 

 

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Vieira, C. M. da S., Soares, L. R. S., Lages, S. M. R. N., Monte, A. S. I., & Costa, M. J. M. (2019). Satisfação global com a vida de idosas de um Programa para a Terceira Idade no município de Teresina, PI, Bra. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 595–609. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p595-609

Edição

Seção

Artigos