Satisfacción global con la vida de las mujeres mayores en un Programa para Personas Mayores en Teresina, PI, Brasil

Autores/as

  • Cláudia Maria da Silva Vieira Mestre em Ciências e Saúde, UFPI. Especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais, UESPI. Graduada em licenciatura plena em Educação Física, UESPI. Professora do Instituto Federal do Maranhão, IFMA. Coordenadora do grupo de dança IFMA, Campus Pedreiras. Interlocutora do Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor IFMA, Campus Pedreiras. Instituto Federal do Maranhão, IFMA. :
  • Livia Raquel Silva Soares Graduação em Educação Física, Universidade Estadual do Piauí. Especialização em Fisiologia e Biomecânica Aplicada ao Exercício Físico, Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é Professora de Educação Física, da Secretaria Municipal de Educação do Maranhão.
  • Solange Maria Ribeiro Nunes Lages Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Ciências da Saúde. Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Piauí, UESPI. Atualmente é professor Associado I da Universidade Estadual do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, crianças, deficiente visual e terceira idade.
  • Aurinice Sampaio Irene Monte Mestre em Ciências da Saúde. Professora adjunta IV da Universidade Estadual do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.
  • Mara Jordana Magalhães Costa Professora Adjunta, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Piauí, UFPI. Campus Ministro Petrônio Portella. Bairro: Ininga, CEP: 64049-550, Teresina, Piauí, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p595-609

Palabras clave:

Envejecimiento, Autoevaluación, Satisfacción personal.

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo evaluar la satisfacción general con la vida de las personas mayores que participan en el programa de ancianos en una institución de educación superior en la ciudad de Teresina, PI. Es transversal, cuantitativo y se realizó con una muestra de 120 mujeres mayores de un proyecto de extensión en la Universidad Estatal de Piauí. Se observó que la mayoría está satisfecha con su vida, considerando que el hecho de participar en un proyecto de extensión puede haber tenido una influencia positiva en esta autoevaluación.

Biografía del autor/a

Cláudia Maria da Silva Vieira, Mestre em Ciências e Saúde, UFPI. Especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais, UESPI. Graduada em licenciatura plena em Educação Física, UESPI. Professora do Instituto Federal do Maranhão, IFMA. Coordenadora do grupo de dança IFMA, Campus Pedreiras. Interlocutora do Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor IFMA, Campus Pedreiras. Instituto Federal do Maranhão, IFMA. :

Mestre em Ciências e Saúde, UFPI. Especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais, UESPI. Graduada em licenciatura plena em Educação Física, UESPI. Professora do Instituto Federal do Maranhão, IFMA. Coordenadora do grupo de dança IFMA, Campus Pedreiras. Interlocutora do Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor IFMA, Campus Pedreiras. Instituto Federal do Maranhão, IFMA.

 

Livia Raquel Silva Soares, Graduação em Educação Física, Universidade Estadual do Piauí. Especialização em Fisiologia e Biomecânica Aplicada ao Exercício Físico, Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é Professora de Educação Física, da Secretaria Municipal de Educação do Maranhão.

Graduação em Educação Física, Universidade Estadual do Piauí. Especialização em Fisiologia e Biomecânica Aplicada ao Exercício Físico, Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é Professora de Educação Física, da Secretaria Municipal de Educação do Maranhão.

 

Solange Maria Ribeiro Nunes Lages, Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Ciências da Saúde. Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Piauí, UESPI. Atualmente é professor Associado I da Universidade Estadual do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, crianças, deficiente visual e terceira idade.

Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Ciências da Saúde. Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Piauí, UESPI. Atualmente é professor Associado I da Universidade Estadual do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, crianças, deficiente visual e terceira idade.

 

Aurinice Sampaio Irene Monte, Mestre em Ciências da Saúde. Professora adjunta IV da Universidade Estadual do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.

Mestre em Ciências da Saúde. Professora adjunta IV da Universidade Estadual do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil. 

 

Mara Jordana Magalhães Costa, Professora Adjunta, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Piauí, UFPI. Campus Ministro Petrônio Portella. Bairro: Ininga, CEP: 64049-550, Teresina, Piauí, Brasil.

Professora Adjunta, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Piauí, UFPI. Campus Ministro Petrônio Portella. Bairro: Ininga, CEP: 64049-550, Teresina, Piauí, Brasil. 

 

Publicado

2019-03-30

Cómo citar

Vieira, C. M. da S., Soares, L. R. S., Lages, S. M. R. N., Monte, A. S. I., & Costa, M. J. M. (2019). Satisfacción global con la vida de las mujeres mayores en un Programa para Personas Mayores en Teresina, PI, Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 595–609. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p595-609

Número

Sección

Artigos