Oficinas terapêuticas no cuidado de Enfermagem ao idoso institucionalizado: Um relato de experiência

Autores

  • Natália Rosa de Paula Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei/ Campus Centro Oeste Dona Lindu e bolsista do Projeto de Extensão “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados”, em Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.
  • Suelen Silva Araújo Enfermagem Universidade Federal de São João del Rei/ Campus Centro Oeste Dona Lindu e voluntária do Projeto de Extensão “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados” em Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.
  • Allan de MoraiS Bessa Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Divinópolis e voluntário do Projeto de Extensão “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados” em Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.
  • Fernanda Marcelino Rezende e Silva Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Divinópolis e colaboradora do Projeto de Extensão “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados” em Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. E-mail: fernanda.silva@uemg.br
  • Kellen Rosa Coelho Orientadora e Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei/ Campus Centro Oeste Dona Lindu. Coordenadora do Projeto de Extensão “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados”, GAD Saúde do Adulto e Idoso. Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p621-636

Palavras-chave:

Enfermagem geriátrica, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Saúde do Idoso, Qualidade de vida

Resumo

Objetiva-se relatar experiências vivenciadas por discentes de Enfermagem desenvolvendo oficinas terapêuticas para o cuidado a idosos institucionalizados. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, por docentes e discentes da Graduação em Enfermagem em atividades extensionistas, ligadas ao projeto “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados”. Estendeu-se de abril/2017 a março/2018, com periodicidade semanal, por meio de 21 oficinas terapêuticas com os residentes de uma ILPI, via atividades lúdicas, ênfase na estimulação psíquica, cognitiva e motora; educação em saúde, e integração social. Oportunizou-se o atendimento em saúde de uma necessidade local, contribuindo para a qualidade de vida dos idosos, trazendo-lhes um impacto positivo, uma transformação social.

.

Biografia do Autor

Natália Rosa de Paula, Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei/ Campus Centro Oeste Dona Lindu e bolsista do Projeto de Extensão “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados”, em Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Graduanda do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei/ Campus Centro Oeste Dona Lindu e bolsista do Projeto de Extensão “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados”, em Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

 

Suelen Silva Araújo, Enfermagem Universidade Federal de São João del Rei/ Campus Centro Oeste Dona Lindu e voluntária do Projeto de Extensão “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados” em Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Graduanda do Curso de Enfermagem Universidade Federal de São João del Rei/ Campus Centro Oeste Dona Lindu e voluntária do Projeto de Extensão “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados” em Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

 

Allan de MoraiS Bessa, Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Divinópolis e voluntário do Projeto de Extensão “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados” em Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Graduando do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Divinópolis e voluntário do Projeto de Extensão “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados” em Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

 

Fernanda Marcelino Rezende e Silva, Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Divinópolis e colaboradora do Projeto de Extensão “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados” em Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. E-mail: fernanda.silva@uemg.br

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Divinópolis e colaboradora do Projeto de Extensão “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados” em Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

 

 

Kellen Rosa Coelho, Orientadora e Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei/ Campus Centro Oeste Dona Lindu. Coordenadora do Projeto de Extensão “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados”, GAD Saúde do Adulto e Idoso. Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Orientadora e Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei/ Campus Centro Oeste Dona Lindu. Coordenadora do Projeto de Extensão “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados”, GAD Saúde do Adulto e Idoso. Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Paula, N. R. de, Araújo, S. S., Bessa, A. de M., Rezende e Silva, F. M., & Coelho, K. R. (2019). Oficinas terapêuticas no cuidado de Enfermagem ao idoso institucionalizado: Um relato de experiência. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 621–636. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p621-636

Edição

Seção

Artigos