Oficinas terapêuticas no cuidado de Enfermagem ao idoso institucionalizado: Um relato de experiência

Natália Rosa de Paula, Suelen Silva Araújo, Allan de MoraiS Bessa, Fernanda Marcelino Rezende e Silva, Kellen Rosa Coelho

Resumo


Objetiva-se relatar experiências vivenciadas por discentes de Enfermagem desenvolvendo oficinas terapêuticas para o cuidado a idosos institucionalizados. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, por docentes e discentes da Graduação em Enfermagem em atividades extensionistas, ligadas ao projeto “Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados”. Estendeu-se de abril/2017 a março/2018, com periodicidade semanal, por meio de 21 oficinas terapêuticas com os residentes de uma ILPI, via atividades lúdicas, ênfase na estimulação psíquica, cognitiva e motora; educação em saúde, e integração social. Oportunizou-se o atendimento em saúde de uma necessidade local, contribuindo para a qualidade de vida dos idosos, trazendo-lhes um impacto positivo, uma transformação social.

.


Palavras-chave


Enfermagem geriátrica; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Saúde do Idoso; Qualidade de vida

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p621-636

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.