Incontinência urinária e funcionalidade do assoalho pélvico de idosas fisicamente ativas: uma comparação entre diferentes estratos etários

Autores

  • Adriana Cielo Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
  • Hedioneia Maria Foletto Pivetta Fisioterapeuta, Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, UFSM. Universidade Federal de Santa Maria UFSM.
  • Melissa Medeiros Braz Fisioterapeuta, Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, UFSM. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Santa Maria, RS.
  • Keyla Mara dos Santos Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia. Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.
  • Caroline Silva de Freitas Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Santa Maria, RS.
  • Janeisa Franck Virtuoso Fisioterapeuta, Docente do Curso de Fisioterapia da UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.
  • Giovana Zarpellon Mazo Educadora Física, Docente do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC. Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p209-222

Palavras-chave:

Incontinência Urinária, Diafragma da Pelve, Pessoa Idosa.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a funcionalidade do assoalho pélvico de mulheres idosas fisicamente ativas, com e sem Incontinência Urinária (IU), de acordo com o estrato etário. Através de uma pesquisa descritiva, com 61 idosas (30 com IU e 31 sem IU), com idade entre 60 e 71 anos, ativas fisicamente, do município de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. As idosas com IU do grupo mais longevo apresentaram pior funcionalidade do assoalho pélvico, nos itens força (p=0,049) e repetições mantidas (p=0,023), sendo o envelhecimento um fator influenciador para a gênese da IU.


Biografia do Autor

Adriana Cielo, Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

 

Hedioneia Maria Foletto Pivetta, Fisioterapeuta, Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, UFSM. Universidade Federal de Santa Maria UFSM.

Fisioterapeuta, Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, UFSM. Universidade Federal de Santa Maria UFSM.

Melissa Medeiros Braz, Fisioterapeuta, Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, UFSM. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Santa Maria, RS.

Fisioterapeuta, Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, UFSM. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Santa Maria, RS.

Keyla Mara dos Santos, Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia. Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia. Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

 

Caroline Silva de Freitas, Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Santa Maria, RS.

Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Santa Maria, RS.

Janeisa Franck Virtuoso, Fisioterapeuta, Docente do Curso de Fisioterapia da UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Fisioterapeuta, Docente do Curso de Fisioterapia da UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Giovana Zarpellon Mazo, Educadora Física, Docente do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC. Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC.

Educadora Física, Docente do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC. Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Cielo, A., Pivetta, H. M. F., Braz, M. M., Santos, K. M. dos, Freitas, C. S. de, Virtuoso, J. F., & Mazo, G. Z. (2019). Incontinência urinária e funcionalidade do assoalho pélvico de idosas fisicamente ativas: uma comparação entre diferentes estratos etários. Revista Kairós-Gerontologia, 22(4), 209–222. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i4p209-222

Edição

Seção

Artigos