Treino de funções executivas com idosos sem déficit cognitivo: uma intervenção da Terapia Ocupacional

Autores

  • Isadora Bizinelli Ribeiro Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, UFPR.
  • Paola Bosqui de Assunção Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, UFPR.
  • Lilian Dias Bernardo Terapia Ocupacional. Doutora em Saúde Coletiva - área: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde, Uninversidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Mestre em Saúde Pública, Docente do Curso de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
  • Taiuani Marquine Raymundo Terapia Ocupacional. Mestra e Doutora em Ciências – Área de Bioengenharia. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná, UFPR. Experiência na área de Terapia Ocupacional em Gerontologia, atuando principalmente na área da Gerontecnologia. Membro fundadora da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, SBGTec.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p143-160

Palavras-chave:

Cognição, Função Executiva, Envelhecimento.

Resumo

Este estudo objetivou investigar o efeito da realização de treino de funções executivas com idosos sem déficits cognitivos e sem indicativo de depressão. Para tanto, em caráter exploratório, utilizaram-se exercícios de treino cognitivo e grupo focal com 11 participantes, de idades que variavam entre 62 e 81 anos. Os resultados demonstraram melhora no desempenho de funções cotidianas, importantes para um envelhecimento saudável.

 

Biografia do Autor

Isadora Bizinelli Ribeiro, Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, UFPR.

Graduanda em Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, UFPR.

 

Paola Bosqui de Assunção, Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, UFPR.

Graduanda em Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, UFPR.

 

Lilian Dias Bernardo, Terapia Ocupacional. Doutora em Saúde Coletiva - área: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde, Uninversidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Mestre em Saúde Pública, Docente do Curso de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Saúde Coletiva - área: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde, Uninversidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Mestre em Saúde Pública, Docente do Curso de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

 

Taiuani Marquine Raymundo, Terapia Ocupacional. Mestra e Doutora em Ciências – Área de Bioengenharia. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná, UFPR. Experiência na área de Terapia Ocupacional em Gerontologia, atuando principalmente na área da Gerontecnologia. Membro fundadora da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, SBGTec.

Terapeuta Ocupacional. Mestra e Doutora em Ciências – Área de Bioengenharia. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná, UFPR. Experiência na área de Terapia Ocupacional em Gerontologia, atuando principalmente na área da Gerontecnologia. Membro fundadora da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, SBGTec.

 

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Ribeiro, I. B., Assunção, P. B. de, Bernardo, L. D., & Raymundo, T. M. (2020). Treino de funções executivas com idosos sem déficit cognitivo: uma intervenção da Terapia Ocupacional. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 143–160. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p143-160

Edição

Seção

Artigos