Executive function training with elderly people without cognitive impairment: an Occupational Therapy intervention

Authors

  • Isadora Bizinelli Ribeiro Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, UFPR.
  • Paola Bosqui de Assunção Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, UFPR.
  • Lilian Dias Bernardo Terapia Ocupacional. Doutora em Saúde Coletiva - área: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde, Uninversidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Mestre em Saúde Pública, Docente do Curso de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
  • Taiuani Marquine Raymundo Terapia Ocupacional. Mestra e Doutora em Ciências – Área de Bioengenharia. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná, UFPR. Experiência na área de Terapia Ocupacional em Gerontologia, atuando principalmente na área da Gerontecnologia. Membro fundadora da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, SBGTec.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p143-160

Keywords:

Cognition, Executive Functions, Aging.

Abstract

This study aimed to investigate the effect of conducting an executive function training with elderly people without cognitive deficits and without indicative of depression. For this, on an exploratory basis, we used cognitive training exercises and focus group with 11 participants, ranging in age from 62 to 81 years.  The results showed improvement in the performance of daily functions, important for healthy aging.

 

Author Biographies

Isadora Bizinelli Ribeiro, Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, UFPR.

Graduanda em Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, UFPR.

 

Paola Bosqui de Assunção, Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, UFPR.

Graduanda em Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Paraná, UFPR.

 

Lilian Dias Bernardo, Terapia Ocupacional. Doutora em Saúde Coletiva - área: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde, Uninversidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Mestre em Saúde Pública, Docente do Curso de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Saúde Coletiva - área: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde, Uninversidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Mestre em Saúde Pública, Docente do Curso de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

 

Taiuani Marquine Raymundo, Terapia Ocupacional. Mestra e Doutora em Ciências – Área de Bioengenharia. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná, UFPR. Experiência na área de Terapia Ocupacional em Gerontologia, atuando principalmente na área da Gerontecnologia. Membro fundadora da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, SBGTec.

Terapeuta Ocupacional. Mestra e Doutora em Ciências – Área de Bioengenharia. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná, UFPR. Experiência na área de Terapia Ocupacional em Gerontologia, atuando principalmente na área da Gerontecnologia. Membro fundadora da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, SBGTec.

 

Published

2020-03-30

How to Cite

Ribeiro, I. B., Assunção, P. B. de, Bernardo, L. D., & Raymundo, T. M. (2020). Executive function training with elderly people without cognitive impairment: an Occupational Therapy intervention. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 143–160. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p143-160

Issue

Section

Papers