Sobrecarga e relação com estilo e qualidade de vida de cuidadores familiares de idosos em dependência funcional pós-queda

Natalice Cerqueira Oliveira, Maristela Santini Martins, Haviley Oliveira Martins, Fábio Marcon Alfieri

Resumo


O objetivo do estudo foi verificar o estilo e qualidade de vida e as suas associações com a sobrecarga de cuidadores informais de idosos em dependência funcional pós-queda. Foi um estudo descritivo e transversal com 40 cuidadores informais de idosos que sofreram quedas. Os dados foram coletados por meio dos instrumentos: Estilo de Vida Fantástico, qualidade de vida pelo Form Health Survey: SF-36, sobrecarga do cuidador pelo Caregiver Reaction Assessment (CRA), e índice de Barthel para verificar a funcionalidade. A maioria dos cuidadores que participaram do estudo possuía um estilo de vida considerado como ‘bom”. Na qualidade de vida os domínios limitações por aspectos emocionais, capacidade funcional e limitações por aspectos físicos foram os mais pontuados. Foi encontrado que, quanto menor a sobrecarga, melhor o estado geral de saúde; e quanto menor a sobrecarga, maior a independência funcional do idoso cuidado.


Palavras-chave


Cuidador informal; Acidentes por quedas; Idoso; Sobrecarga; Estilo de vida; Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p201-222

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.